Aula sobre Calculando Seno Na Circunferencia Trigonometrica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Calculando seno na circunferência trigonométrica" é muito importante para a Matemática e pode ser aplicado em diversas áreas, como na Física, na Engenharia e na Arquitetura. É fundamental que os alunos compreendam a relação entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência para poderem resolver problemas que envolvam esses conceitos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da trigonometria na Matemática e em outras áreas. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o tema e aproveite para diagnosticar o nível de conhecimento da sua turma. Em seguida, comente como a metodologia Rotação por estações funcionará na aula.

    Estação 1 - Cálculo do seno

    Nesta estação, os alunos irão aprender a calcular o seno de um ângulo na circunferência trigonométrica a partir de exercícios selecionados por você. Apresente exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o conceito e, assim, aplicar na resolução dos exercícios.

    Estação 2 - Relação entre arcos e ângulos centrais

    Nesta estação, os alunos irão aprender a relação entre arcos e ângulos centrais na circunferência trigonométrica. Prepare exemplos e exercícios para que os alunos possam colocar a mão na massa, trabalhando com plano cartesiano e traçando arcos e ângulos a partir de dados pré-selecionados por você. Acompanhe os alunos e ire suas dúvidas.

    Estação 3 - Relação entre arcos e ângulos inscritos

    Nesta estação, os alunos irão aprender a relação entre arcos e ângulos inscritos na circunferência trigonométrica. Prepare exemplos e exercícios para que os alunos possam interpretar estas relações. Oriente os alunos, dando todo o suporte necessário a eles.


  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir e compartilhar o que aprenderam em cada estação. Oriente a discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.

  4. Etapa 4 - Aplicação prática

    Em duplas, os alunos irão aplicar o que aprenderam em uma atividade prática proposta por você. O objetivo é que os alunos possam resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência. Peça para eles resolverem a atividade em folha à parte para poder recolher ao final da aula para avaliação.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma breve revisão do que foi aprendido na aula e retome o objetivo da aula, verificando se ele foi alcançado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aprendizagem.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos apresentados na aula.
  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Habilidade em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da trigonometria na Matemática e em outras áreas.
  • Orientar as atividades propostas em cada estação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aprendizagem.
  • Esclarecer possíveis dúvidas e avaliar os alunos e suas atividades.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
  • Compartilhar o que foi aprendido com os colegas.
  • Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
  • Esclarecer possíveis dúvidas.