Aula sobre Calculando Seno Na Circunferencia Trigonometrica
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância da trigonometria na Matemática e em outras áreas. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o tema e aproveite para diagnosticar o nível de conhecimento da sua turma. Em seguida, comente como a metodologia Rotação por estações funcionará na aula.Estação 1 - Cálculo do seno
Nesta estação, os alunos irão aprender a calcular o seno de um ângulo na circunferência trigonométrica a partir de exercícios selecionados por você. Apresente exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o conceito e, assim, aplicar na resolução dos exercícios.
Estação 2 - Relação entre arcos e ângulos centrais
Nesta estação, os alunos irão aprender a relação entre arcos e ângulos centrais na circunferência trigonométrica. Prepare exemplos e exercícios para que os alunos possam colocar a mão na massa, trabalhando com plano cartesiano e traçando arcos e ângulos a partir de dados pré-selecionados por você. Acompanhe os alunos e ire suas dúvidas.
Estação 3 - Relação entre arcos e ângulos inscritos
Nesta estação, os alunos irão aprender a relação entre arcos e ângulos inscritos na circunferência trigonométrica. Prepare exemplos e exercícios para que os alunos possam interpretar estas relações. Oriente os alunos, dando todo o suporte necessário a eles.
Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir e compartilhar o que aprenderam em cada estação. Oriente a discussão e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.Etapa 4 - Aplicação prática
Em duplas, os alunos irão aplicar o que aprenderam em uma atividade prática proposta por você. O objetivo é que os alunos possam resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência. Peça para eles resolverem a atividade em folha à parte para poder recolher ao final da aula para avaliação.Etapa 5 - Socialização
Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.Etapa 6 - Encerramento
Faça uma breve revisão do que foi aprendido na aula e retome o objetivo da aula, verificando se ele foi alcançado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aprendizagem.
- Proporcionar um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos conceitos apresentados na aula.
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Habilidade em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância da trigonometria na Matemática e em outras áreas.
- Orientar as atividades propostas em cada estação.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aprendizagem.
- Esclarecer possíveis dúvidas e avaliar os alunos e suas atividades.
- Proporcionar um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
- Compartilhar o que foi aprendido com os colegas.
- Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
- Esclarecer possíveis dúvidas.