Aula sobre Calculo De Media Estatistica
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A média estatística é um conceito muito importante na Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em pesquisas de opinião, em notas de provas escolares, em médias salariais, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a média estatística e a relacioná-la com a amplitude do conjunto de dados. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância da média estatística. Serão apresentados exemplos práticos de como a média é utilizada no cotidiano.Etapa 2 - Resolução de problemas em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e receberão um conjunto de dados para calcular a média estatística. Eles deverão discutir em grupo como realizar o cálculo e apresentar a resposta para a turma.Etapa 3 - Discussão em sala de aula
Conduza uma discussão em sala de aula sobre os diferentes métodos utilizados pelos grupos para calcular a média estatística. Serão apresentados exemplos práticos de como a média pode ser utilizada em diferentes situações.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. Eles deverão utilizar esse template para avaliar a atividade e apresentar sugestões de melhorias.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma. Conduza uma discussão sobre as sugestões de melhorias apresentadas pelos alunos.Etapa 6 - Atividade individual
Os alunos irão realizar uma atividade individual para calcular a média estatística de um conjunto de dados. Disponibilize o exercício conforme a quantidade que fizer sentido reforçar.Etapa 7 - Discussão em sala de aula
Conduza uma discussão em sala de aula sobre as dificuldades encontradas pelos alunos na atividade individual e apresente exemplos práticos de como a média estatística pode ser utilizada em diferentes situações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a média estatística.
- Relacionar a média estatística com a amplitude do conjunto de dados.
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a própria aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Correção do cálculo da média estatística.
- Participação dos alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Participação dos alunos na discussão em sala de aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a importância da média estatística.
- Conduzir a discussão em sala de aula sobre os diferentes métodos utilizados pelos grupos para calcular a média estatística.
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Conduzir a discussão em sala de aula sobre as dificuldades encontradas pelos alunos na atividade individual.
Ações do aluno
- Participar ativamente da resolução de problemas em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Utilizar adequadamente o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Participar ativamente das discussões em sala de aula.