Aula sobre Calculo De Media Estatistica
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A média estatística é um conceito muito importante na Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em pesquisas de opinião, em notas de provas escolares, em médias salariais, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a média estatística e relacioná-la com a amplitude do conjunto de dados. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas e comunicação.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância da média estatística. Em seguida, contextualize o assunto com exemplos práticos e didáticos.Etapa 2 - Formação dos grupos e criação do diário de bordo
Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Explique como funciona a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos e como os alunos devem trabalhar em grupo.Etapa 3 - Definição do problema
Cada grupo irá definir um problema relacionado ao tema da aula e irá registrá-lo no campo "Problema" do diário de bordo. Auxilie os alunos na definição do problema e esclareça possíveis dúvidas. É desejável que traga possibilidades de problemas para distribuir na sala.Etapa 4 - Geração de alternativas
Os grupos irão gerar alternativas para resolver o problema definido na etapa anterior e irão registrá-las no campo "Geração de Alternativas" do diário de bordo. Estimule a criatividade dos alunos e auxiliá-os na geração de alternativas.Etapa 5 - Solução do problema
Os grupos irão escolher a melhor alternativa para resolver o problema e irão registrá-la no campo "Solução" do diário de bordo. Em seguida, irão calcular a média estatística relacionada ao problema e irão explicar como chegaram a esse resultado. Auxilie os alunos na resolução do problema e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar os resultados obtidos na resolução do problema e irá explicar como chegou a esse resultado. Avalie a apresentação dos alunos e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 7 - Reflexão final
Promova uma reflexão final sobre a aula e estimule os alunos a compartilharem suas opiniões e aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe;
- Estimular a criatividade dos alunos;
- Desenvolver habilidades de resolução de problemas;
- Desenvolver habilidades de comunicação;
- Relacionar a Matemática com situações do cotidiano.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na criação do diário de bordo;
- Qualidade da resolução do problema;
- Clareza na apresentação dos resultados;
- Participação dos alunos na reflexão final;
- Trabalho em equipe.
Ações do professor
- Explicar o tema da aula;
- Auxiliar os alunos na criação do diário de bordo;
- Estimular a criatividade dos alunos;
- Auxiliar os alunos na resolução do problema;
- Avaliar a apresentação dos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe;
- Definir um problema relacionado ao tema da aula;
- Gerar alternativas para resolver o problema;
- Escolher a melhor alternativa e calcular a média estatística;
- Apresentar os resultados e participar da reflexão final.