Aula sobre Calculo De Media Estatistica

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A média estatística é um conceito muito importante na Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em pesquisas de opinião, em notas de provas escolares, em médias salariais, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a média estatística e relacioná-la com a amplitude do conjunto de dados. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas e comunicação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da média estatística. Em seguida, contextualize o assunto com exemplos práticos e didáticos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e criação do diário de bordo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Explique como funciona a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos e como os alunos devem trabalhar em grupo.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo irá definir um problema relacionado ao tema da aula e irá registrá-lo no campo "Problema" do diário de bordo. Auxilie os alunos na definição do problema e esclareça possíveis dúvidas. É desejável que traga possibilidades de problemas para distribuir na sala.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos irão gerar alternativas para resolver o problema definido na etapa anterior e irão registrá-las no campo "Geração de Alternativas" do diário de bordo. Estimule a criatividade dos alunos e auxiliá-os na geração de alternativas.

  5. Etapa 5 - Solução do problema

    Os grupos irão escolher a melhor alternativa para resolver o problema e irão registrá-la no campo "Solução" do diário de bordo. Em seguida, irão calcular a média estatística relacionada ao problema e irão explicar como chegaram a esse resultado. Auxilie os alunos na resolução do problema e esclareça possíveis dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados obtidos na resolução do problema e irá explicar como chegou a esse resultado. Avalie a apresentação dos alunos e esclareça possíveis dúvidas.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Promova uma reflexão final sobre a aula e estimule os alunos a compartilharem suas opiniões e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe;
  • Estimular a criatividade dos alunos;
  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas;
  • Desenvolver habilidades de comunicação;
  • Relacionar a Matemática com situações do cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na criação do diário de bordo;
  • Qualidade da resolução do problema;
  • Clareza na apresentação dos resultados;
  • Participação dos alunos na reflexão final;
  • Trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Explicar o tema da aula;
  • Auxiliar os alunos na criação do diário de bordo;
  • Estimular a criatividade dos alunos;
  • Auxiliar os alunos na resolução do problema;
  • Avaliar a apresentação dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe;
  • Definir um problema relacionado ao tema da aula;
  • Gerar alternativas para resolver o problema;
  • Escolher a melhor alternativa e calcular a média estatística;
  • Apresentar os resultados e participar da reflexão final.