Aula sobre Calculo De Media Estatistica
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A média estatística é um conceito muito presente em nosso cotidiano, seja na análise de dados de pesquisas, na avaliação de desempenho de atletas ou na média de notas escolares. Nesta aula, os alunos irão compreender o significado da média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância da média estatística em nosso cotidiano. Em seguida, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.Etapa 2 - Definição de média
Os alunos irão pesquisar e discutir em grupos o conceito de média aritmética e como ela é calculada. Em seguida, irão aplicar o conceito em exemplos práticos, como calcular a média de notas de uma turma.Etapa 3 - Amplitude do conjunto de dados
Os alunos irão compreender a relação entre a amplitude do conjunto de dados e a média estatística. Irão analisar exemplos práticos, como a média de altura de uma turma e como a amplitude do conjunto de dados pode influenciar na média.Etapa 4 - Outras medidas de tendência central
Os alunos irão pesquisar e discutir em grupos outras medidas de tendência central, como a mediana e a moda. Irão comparar as medidas e discutir em quais situações cada uma é mais adequada.Etapa 5 - Aplicação em situações reais
Os alunos irão aplicar os conceitos aprendidos em situações reais, como a análise de dados de pesquisas ou a avaliação de desempenho de atletas. Irão discutir em grupos como a média estatística pode ser utilizada nessas situações.Etapa 6 - Conclusão
Conduza uma discussão em grupo sobre os principais conceitos aprendidos e como eles podem ser aplicados em nosso cotidiano. Os alunos irão registrar suas conclusões no campo de Check-out do template de registro de aprendizagem.Etapa 7 - Tarefa de casa
Proponha uma tarefa de casa para os alunos, que consiste em encontrar exemplos de situações cotidianas que envolvem o tema e registre em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 8 - Check-in da próxima aula
Os alunos irão apresentar suas tarefas de casa e discutir em grupos como os ângulos estão presentes nas situações cotidianas encontradas
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa.
- Estimular a capacidade dos alunos em calcular o valor da média estatística e relacioná-lo com a amplitude do conjunto de dados.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos aprendidos em situações reais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Capacidade dos alunos em aplicar os conceitos aprendidos em situações reais.
- Qualidade do registro de aprendizagem no template criado pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da média estatística em nosso cotidiano.
- Conduzir as discussões em grupo e estimular a participação ativa dos alunos.
- Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
Ações do aluno
- Pesquisar e discutir em grupo o conceito de média aritmética e outras medidas de tendência central.
- Aplicar os conceitos aprendidos em exemplos práticos e situações reais.
- Registrar suas conclusões no template de registro de aprendizagem.