Aula sobre Calculo De Media Estatistica

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O cálculo de média estatística é uma ferramenta muito importante para a análise de dados em diversas áreas, como na economia, na saúde e na educação. No cotidiano dos estudantes, a média pode ser encontrada em notas escolares, em médias de consumo de energia elétrica, em médias de temperatura, entre outros. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso para que os alunos possam compreender o significado da média estatística e como ela pode ser aplicada em situações reais.

  1. Etapa 1 - Divisão dos grupos e escolha do tema

    Divida a turma em grupos e solicite que cada grupo escolha um tema para trabalhar. Os temas podem ser relacionados a situações reais, como média de consumo de água em uma região, média de notas de uma escola, média de idade de uma população, entre outros.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Por exemplo, se o tema escolhido for a média de notas de uma escola, o problema pode ser a baixa média de notas em determinada disciplina.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos deverão analisar o contexto e pesquisar em livros e internet, e outros meios para coletar dados sobre o problema identificado. Por que as médias estão baixas? Quais matérias estão diminuindo as médias?

  4. Etapa 4 - Comparação

    Os alunos deverão comparar os dados obtidos em pesquisas com dados os dados reais. Por exemplo, comparar a média de notas da escola com a média de notas de outras escolas da região.

  5. Etapa 5 - Soluções

    Com base na análise do contexto e na comparação de dados, os alunos deverão propor soluções para o problema identificado. Por exemplo, quais matérias as notas precisam melhorar para que a média fique perto do esperado?

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Peça para que os alunos apresentem suas soluções para a turma e suas conclusões.

  7. Etapa 7 - Criação de infográficos

    Os alunos deverão criar infográficos que poderão ser distribuídos na comunidade, no qual os alunos criem um template de infográfico contento lacunas a serem preenchidas. Esse material deve servir de apoio ao estudo de caso realizado pelos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender o significado da média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de dados.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em propor soluções para problemas identificados.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa e análise de dados realizada pelos alunos.
  • Criatividade e qualidade dos infográficos produzidos pelos alunos.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e orientar na escolha dos temas.
  • Orientar os alunos na realização das atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Escolher um tema para trabalhar em grupo.
  • Realizar entrevistas e pesquisas para coletar dados sobre o problema identificado.
  • Propor soluções para o problema identificado.