Aula sobre Calculo De Media Estatistica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A média estatística é um conceito muito importante na Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em pesquisas de opinião, em notas de provas escolares, em médias salariais, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a média estatística e a relacioná-la com a amplitude do conjunto de dados. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da média estatística. Em seguida, mostre exemplos práticos de como a média é utilizada no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Cálculo da média

    Nesta estação, os alunos irão aprender a calcular a média aritmética simples. Disponibilize uma tabela com dados e os alunos deverão calcular a média.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Amplitude do conjunto de dados

    Nesta estação, os alunos irão aprender a calcular a amplitude do conjunto de dados. Disponibilize uma tabela com dados e os alunos deverão calcular a amplitude.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Relação entre média e amplitude

    Nesta estação, os alunos irão aprender a relacionar a média com a amplitude do conjunto de dados. Disponibilize uma tabela com dados e os alunos deverão calcular a média e a amplitude e fazer a relação entre elas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as atividades realizadas nas estações e fazer uma síntese do que foi aprendido.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar a síntese do que foi aprendido nas estações.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância da média estatística.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a média estatística.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a amplitude do conjunto de dados.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar a média com a amplitude do conjunto de dados.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em calcular a média aritmética simples.
  • Capacidade dos alunos em calcular a amplitude do conjunto de dados.
  • Capacidade dos alunos em relacionar a média com a amplitude do conjunto de dados.
  • Participação dos alunos nas atividades em grupo.
  • Qualidade da apresentação da síntese do grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da média estatística.
  • Disponibilizar as tabelas com dados para as atividades nas estações.
  • Orientar os alunos durante as atividades nas estações.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância da média estatística.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades nas estações.
  • Discutir em grupo as atividades realizadas nas estações.
  • Fazer uma síntese do que foi aprendido nas estações.
  • Apresentar a síntese do grupo de forma clara e objetiva.
  • Participar da conclusão sobre o tema.