Aula sobre Calculo De Media Estatistica
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A média estatística é um conceito muito importante na Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em pesquisas de opinião, em notas de provas escolares, em médias salariais, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a média estatística e a relacioná-la com a amplitude do conjunto de dados. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância da média estatística. Em seguida, mostre exemplos práticos de como a média é utilizada no cotidiano.Etapa 2 - Estação 1 - Cálculo da média
Nesta estação, os alunos irão aprender a calcular a média aritmética simples. Disponibilize uma tabela com dados e os alunos deverão calcular a média.Etapa 3 - Estação 2 - Amplitude do conjunto de dados
Nesta estação, os alunos irão aprender a calcular a amplitude do conjunto de dados. Disponibilize uma tabela com dados e os alunos deverão calcular a amplitude.Etapa 4 - Estação 3 - Relação entre média e amplitude
Nesta estação, os alunos irão aprender a relacionar a média com a amplitude do conjunto de dados. Disponibilize uma tabela com dados e os alunos deverão calcular a média e a amplitude e fazer a relação entre elas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as atividades realizadas nas estações e fazer uma síntese do que foi aprendido.Etapa 6 - Apresentação dos grupos
Cada grupo irá apresentar a síntese do que foi aprendido nas estações.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância da média estatística.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a média estatística.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a amplitude do conjunto de dados.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar a média com a amplitude do conjunto de dados.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em calcular a média aritmética simples.
- Capacidade dos alunos em calcular a amplitude do conjunto de dados.
- Capacidade dos alunos em relacionar a média com a amplitude do conjunto de dados.
- Participação dos alunos nas atividades em grupo.
- Qualidade da apresentação da síntese do grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância da média estatística.
- Disponibilizar as tabelas com dados para as atividades nas estações.
- Orientar os alunos durante as atividades nas estações.
- Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância da média estatística.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades nas estações.
- Discutir em grupo as atividades realizadas nas estações.
- Fazer uma síntese do que foi aprendido nas estações.
- Apresentar a síntese do grupo de forma clara e objetiva.
- Participar da conclusão sobre o tema.