Aula sobre Calculo De Porcentagens Associados A Resolucao De Problemas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a aula citando que o cálculo de porcentagens é uma habilidade fundamental para a vida cotidiana, especialmente em situações financeiras. Saber calcular porcentagens é importante para entender descontos, juros, taxas e outras informações financeiras. Nesta aula, os alunos aprenderão a calcular porcentagens e aplicarão essa habilidade em situações práticas. Os alunos serão incentivados a pensar fora da caixa e a encontrar soluções criativas para problemas relacionados a porcentagens.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância do cálculo de porcentagens no cotidiano. Os alunos serão incentivados a compartilhar exemplos de situações em que precisaram calcular porcentagens.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Em grupos de 3 a 5 alunos, os alunos criarão um mapa de empatia para entender as necessidades e desafios dos usuários em relação ao cálculo de porcentagens. Eles preencherão os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de situações em que é necessário calcular porcentagens, como descontos em compras, juros em empréstimos e aumento de salário. Os alunos serão incentivados a participar e a resolver os problemas junto com o professor.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas em grupo

    Cada grupo receberá um problema relacionado ao cálculo de porcentagens. Eles deverão trabalhar juntos para encontrar uma solução criativa e apresentar para a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos apresentarão suas soluções e o template preenchido. A turma discutirá as diferentes abordagens e estratégias utilizadas. Incentive a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar essa habilidade no cotidiano. Deixe uma tarefa de casa para os alunos praticarem o cálculo de porcentagens em situações reais. Peça para trazerem na próxima aula para corrigirem em conjunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular porcentagens e aplicar essa habilidade em situações práticas.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na resolução de problemas relacionados a porcentagens.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo na busca por soluções criativas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em calcular porcentagens corretamente.
  • Criatividade e originalidade na resolução dos problemas propostos.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
  • Reflexão sobre a importância do cálculo de porcentagens no cotidiano.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o cálculo de porcentagens.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na resolução de problemas.
  • Incentivar a participação e a colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
  • Fazer uma reflexão sobre a importância do cálculo de porcentagens no cotidiano.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.
  • Trabalhar em grupo na busca por soluções criativas para os problemas propostos.
  • Refletir sobre a importância do cálculo de porcentagens no cotidiano.
  • Praticar o cálculo de porcentagens em situações reais, se houver tarefa de casa.