Aula sobre Calculo De Porcentagens Associados A Resolucao De Problemas
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Inicie a aula citando que o cálculo de porcentagens é uma habilidade fundamental para a vida financeira e para a resolução de problemas em diversas áreas do conhecimento. Porcentagens estão presentes em descontos, juros, taxas, impostos, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular porcentagens e aplicá-las em situações cotidianas, como compras, descontos em lojas, entre outros.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância do cálculo de porcentagens no cotidiano dos alunos. Em seguida, os alunos irão criar o _template_ de registro de aprendizagem com os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-out’.Etapa 2 - Conceitos básicos
Mostre os conceitos básicos de porcentagem, como a relação entre a parte e o todo, e como calcular porcentagens. Os alunos irão realizar exercícios de cálculo de porcentagens utilizando calculadora.Etapa 3 - Porcentagens simples e compostas
Apresente exemplos de porcentagens simples e composta, como descontos em lojas e acréscimos em salários. Os alunos irão realizar exercícios de cálculo de porcentagens simples utilizando calculadora.Etapa 4 - Resolução de problemas
O professor irá apresentar problemas que envolvem porcentagens, como a compra de um produto com desconto e a aplicação de juros em um empréstimo. Os alunos irão resolver os problemas utilizando as estratégias aprendidas nas etapas anteriores.Etapa 5 - Check-out
Os alunos irão preencher o campo de ‘Check-out’ em seus _templates_ de registro de aprendizagem, refletindo sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular porcentagens e aplicá-las em situações cotidianas.
- Estimular a autonomia dos alunos na construção de seu próprio registro de aprendizagem.
- Promover a interação e colaboração entre os alunos na resolução de problemas.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em calcular porcentagens corretamente.
- Habilidade dos alunos em aplicar porcentagens em situações cotidianas.
- Participação e colaboração dos alunos na resolução de problemas.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Estimular a participação e colaboração dos alunos na resolução de problemas.
- Orientar os alunos na construção de seu próprio registro de aprendizagem.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.
- Colaborar com os colegas na resolução de problemas.
- Refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas.