Aula sobre Calculo De Porcentagens Associados A Resolucao De Problemas

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a aula citando que o cálculo de porcentagens é uma habilidade fundamental para a vida financeira e para a resolução de problemas em diversas áreas do conhecimento. É comum encontrarmos situações em que precisamos calcular descontos, juros, taxas de crescimento, entre outros. Cite que, nesta aula, os alunos irão aprender a calcular porcentagens e aplicá-las em situações cotidianas, como em compras, investimentos e descontos..

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da cálculo de porcentagens no nosso dia a dia. Peça aos alunos para compartilharem exemplos práticos presentes no dia a dia deles. Busque incentivar os estudantes a participarem da discussão e a compartilharem suas ideias sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Compartilhe com eles o estudo de caso que você preparou sobre o tema "cálculo de porcentagens associados a resolução de problemas”. Aproveite este momento inicial para mostrar os recursos e materiais disponíveis para que eles possam criar seus infográficos: cartolinas, canetinhas, réguas, tesouras e outros. Explique também para que serve e como deverá ser construído o infográfico a ser entregue ao final da atividade por cada grupo.

  3. Etapa 3 - Estudo de caso

    O caso deve ser apresentado em um texto curto e claro, com exemplos práticos que ilustram o problema envolvendo cálculo de porcentagens associados a resolução de problemas. É importante que o estudo de caso contenha perguntas que possam ajudar os alunos a entenderem a problemática. Aproveite para apresentar um estudo de caso que, além de envolver a Matemática, também envolva outros temas e disciplinas, como física, química, geografia e outros. Por fim, oriente os estudantes a lerem o caso e a discutirem com seus grupos sobre as informações relevantes.

  4. Etapa 4 - Criação do infográfico

    Apoie cada grupo na criação de seus respectivos infográficos, destacando os resultados e pontos-chave do estudo de caso. Peça para usarem os recursos e materiais disponíveis de maneira criativa e planejada.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma. Incentive a participação de todos os alunos, tire as dúvidas deles e faça perguntas que estimulem o pensamento crítico e o raciocínio lógico de todos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Promova discussões coletivas sobre cálculo de porcentagens associados a resolução de problemas apresentado nos estudos de caso e sobre os resultados e pontos-chave destacados no infográfico.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos para esta atividade, tais como participação, entendimento do tema, criatividade e entrega do infográfico. Incentive também os alunos a avaliarem seus próprios desempenhos e a compartilharem suas opiniões sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular porcentagens e aplicá-las em situações cotidianas.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar soluções para problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
  • Qualidade das informações coletadas e apresentadas pelos grupos.
  • Criatividade e clareza na apresentação das soluções propostas pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do cálculo de porcentagens no cotidiano.
  • Orientar os alunos na realização das atividades em grupo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados sobre o problema identificado.
  • Propor soluções para o problema identificado.