Aula sobre Calculo De Porcentagens Associados A Resolucao De Problemas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Inicie a aula citando que o cálculo de porcentagens é uma habilidade fundamental para a vida financeira e para a resolução de problemas em diversas áreas do conhecimento. Por exemplo, ao fazer compras, é importante saber calcular descontos e acréscimos para não gastar mais do que o necessário. Na área da saúde, é comum utilizar porcentagens para calcular dosagens de medicamentos. Diga que, nesta aula, os alunos irão aprender a calcular porcentagens associados a resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância do cálculo de porcentagens no cotidiano. Em seguida, explique a metodologia ativa ‘Gamificação’ e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo irá escolher um tema para criar o jogo de perguntas e afirmações. Estimule a criatividade dos alunos nesse momento.

  3. Etapa 3 - Criação das perguntas e afirmações do jogo

    Os grupos irão criar as perguntas e afirmações do seu jogo sobre o tema escolhido, utilizando exemplos práticos e didáticos para auxiliar na compreensão dos colegas. Auxilie na montagem e na organização dos jogos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma, explicando as regras e como jogar. Os demais alunos irão participar do jogo e responder às perguntas. Após isso, os alunos irão trocar os jogos entre os grupos para poderem jogá-los.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, os alunos irão discutir em grupo sobre as perguntas e afirmações apresentadas, tirando dúvidas e compartilhando conhecimentos. Estimule a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando a importância do cálculo de porcentagens e da metodologia ativa ‘Gamificação’. Colha feedback dos alunos sobre o que eles aprenderam sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular porcentagens associados a resolução de problemas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
  • Clareza e organização na apresentação do jogo.
  • Participação ativa dos alunos durante a apresentação dos jogos.
  • Compreensão do tema por parte dos alunos durante a discussão em grupo.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia ativa Gamificação.
  • Auxiliar na divisão dos grupos e na escolha dos temas.
  • Orientar os grupos na criação das perguntas e afirmações.
  • Auxiliar na montagem dos jogos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a apresentação dos jogos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Criar perguntas e afirmações claras e objetivas.
  • Apresentar o jogo de forma organizada e clara.
  • Participar ativamente durante a apresentação dos jogos.
  • Discutir em grupo sobre as perguntas e afirmações apresentadas.