Aula sobre Calculo De Porcentagens Associados A Resolucao De Problemas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Inicie a aula contextualizando o tema. Diga que o cálculo de porcentagens é uma habilidade fundamental para a vida financeira e para a resolução de problemas cotidianos. Por exemplo, ao fazer compras, é importante saber calcular descontos e acréscimos de preços.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando exemplos práticos de situações em que o cálculo de porcentagens é necessário. Divida os alunos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema e todos os grupos deverão passar por todas as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Cálculo mental

    Nesta estação, os alunos realizarão atividades de cálculo mental de porcentagens. Forneça exemplos e os alunos deverão calcular as porcentagens mentalmente. Exemplo: "Se um produto custa R$ 100,00 e está com desconto de 20%, qual é o novo preço?"

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Calculadora

    Nesta estação, os alunos utilizarão calculadoras para calcular porcentagens. Entregue alguns exercícios e os alunos deverão utilizar a calculadora para calcular as porcentagens. Exemplo: "Se um produto custa R$ 80,00 e está com desconto de 25%, qual é o novo preço?"

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Resolução de problemas

    Nesta estação, os alunos resolverão problemas que envolvem porcentagens. Forneça exemplos e os alunos deverão aplicar o conhecimento adquirido para resolver os problemas. Exemplo: "Se um produto custa R$ 120,00 e está com desconto de 15%, qual é o novo preço? Se o cliente pagar à vista, terá mais 10% de desconto. Qual será o preço final?"

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos se reunirão em seus grupos para discutir as atividades realizadas em cada estação. Circule entre os grupos para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresentará os resultados das atividades realizadas em cada estação. Forneça e colete feedbacks dos alunos além de esclarecer dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a importância do cálculo de porcentagens e como ele pode ser aplicado no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular porcentagens.
  • Aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.
  • Estimular a colaboração e a discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em calcular porcentagens.
  • Habilidade dos alunos em aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de porcentagens e sua aplicação no cotidiano.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos.
  • Circular entre os grupos para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar cálculos mentais e com calculadora.
  • Aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.