Aula sobre Calculo De Porcentagens Associados A Resolucao De Problemas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula citando que o cálculo de porcentagens é uma habilidade fundamental para a vida financeira e para a resolução de problemas em diversas áreas do conhecimento. Porcentagens estão presentes em situações cotidianas, como descontos em compras, juros em empréstimos, aumento de salários, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular porcentagens e aplicá-las em situações práticas, como em problemas de educação financeira.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Envie para os alunos um vídeo ou texto que explique o conceito de cálculo de porcentagens associados a resolução de problemas e disponibilize para os alunos assistirem ou lerem antes da aula. O texto deve ser simples e objetivo, com exemplos práticos. Os alunos devem fazer anotações e levantar dúvidas para serem discutidas em sala de aula.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Na sala de aula, os alunos devem criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’, com os campos “Que bom!”, “Que pena!”, “Que tal?!”. Explique como funciona a dinâmica e como ela será utilizada para avaliar a atividade.

  3. Etapa 3 - Exposição do conteúdo

    Faça uma exposição sobre o conteúdo, utilizando exemplos práticos de cálculo de porcentagens associados a resolução de problemas com os devidos cálculos para facilitar a compreensão dos alunos. Peça para que os alunos acompanharem e fazerem anotações que julgarem necessárias para o desenvolvimento da atividade.

  4. Etapa 4 - Resolução de Problemas

    Forneça papel, caneta, lápis e borracha para os alunos fazerem exercícios que envolvamproblemas entre cálculo de porcentagens associados a resolução de problemas. Isso será feito em grupo, utilizando os conceitos aprendidos na exposição. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados dos exercícios e explicar como chegou às respostas. Avalie a apresentação e dê feedbacks. Incentive a discussão entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a atividade

    Os alunos devem utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Envie uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem os conceitos aprendidos na aula. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular porcentagens e aplicá-las em situações práticas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em calcular porcentagens e aplicá-las em situações práticas.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo e na resolução dos problemas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do cálculo de porcentagens no cotidiano dos alunos.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos na resolução dos problemas.

Ações do aluno

  • Assistir a vídeo-aula sobre o cálculo de porcentagens.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Discutir em grupo sobre os conceitos apresentados no mapa conceitual.
  • Resolver problemas em grupo, utilizando as estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora.
  • Apresentar os resultados da resolução dos problemas e discutir as estratégias utilizadas.