Aula sobre Calculo De Porcentagens
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O cálculo de porcentagens é uma habilidade matemática fundamental que é usada em muitas situações do cotidiano, como compras, descontos, juros, entre outros. Nesta aula, os alunos aprenderão a resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos trabalharão em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos, criando um diário de bordo com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos práticos de como as porcentagens são utilizadas no cotidiano. Em seguida, os alunos devem ser divididos em grupos e receber a tarefa de criar um diário de bordo com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.Etapa 2 - Problema
Cada grupo deve escolher um problema relacionado ao cálculo de porcentagens e registrá-lo no campo de Problema do diário de bordo. Auxilie os alunos na escolha do problema e na definição dos dados necessários para resolvê-lo.Etapa 3 - Geração de Alternativas
Os grupos devem discutir e propor alternativas para resolver o problema escolhido, registrando-as no campo de Geração de Alternativas do diário de bordo. Incentive a criatividade dos alunos e auxilie\-os na escolha das estratégias mais adequadas.Etapa 4 - Solução
Os grupos devem escolher a melhor alternativa para resolver o problema e registrá-la no campo de Solução do diário de bordo. Auxilie os alunos na realização dos cálculos e na verificação da resposta.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar o problema escolhido, as alternativas propostas e a solução encontrada para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e promova a discussão sobre as diferentes estratégias utilizadas.Etapa 6 - Reflexão
Promova uma reflexão sobre a atividade, incentivando os alunos a compartilhar suas experiências e aprendizados. Os alunos devem registrar suas reflexões no diário de bordo.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os principais conceitos trabalhados e incentivando os alunos a continuar explorando o tema em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”.
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Promover a reflexão sobre o processo de aprendizagem e a importância do tema no cotidiano dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade.
- Qualidade das alternativas propostas pelos grupos.
- Precisão e clareza na resolução dos problemas.
- Reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem.
- Cooperação e colaboração entre os membros do grupo.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do diário de bordo.
- Auxiliar os alunos na escolha dos problemas e na definição dos dados necessários.
- Incentivar a criatividade e a participação ativa dos alunos.
- Promover a reflexão sobre o processo de aprendizagem.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo na criação do diário de bordo.
- Escolher um problema relacionado ao cálculo de porcentagens.
- Propor alternativas criativas para resolver o problema.
- Escolher a melhor alternativa e realizar os cálculos necessários.
- Refletir sobre o processo de aprendizagem e registrar suas reflexões no diário de bordo.