Aula sobre Calculo De Porcentagens
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O cálculo de porcentagens é uma habilidade matemática fundamental que é usada em muitas situações do cotidiano, como em compras, descontos, juros, entre outros. Nesta aula, os alunos aprenderão a resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que é uma porcentagem e como ela é usada no cotidiano. Em seguida, apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como descontos em compras, juros em empréstimos, entre outros.Etapa 2 - Apresentação do projeto
Apresente o projeto aos alunos, explicando que eles devem criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 3 - Formação dos grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo escolherá um tema relacionado a porcentagens, como descontos em compras, juros em empréstimos, entre outros.Etapa 4 - Pesquisa
Os grupos devem ter 30 minutos para pesquisar sobre o tema escolhido, utilizando livros, internet e outros recursos disponíveis.Etapa 5 - Criação do template de avaliação
Os grupos devem criar o template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar seu tema e o template de avaliação por pares criado para os demais grupos.Etapa 7 - Avaliação
Os grupos devem avaliar uns aos outros, preenchendo o template de avaliação por pares.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e dar feedback construtivo.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Explicar o projeto aos alunos.
- Orientar os grupos durante a pesquisa e a criação do template de avaliação por pares.
- Mediar a apresentação dos grupos.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre o processo de avaliação por pares.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema escolhido.
- Criar o template de avaliação por pares.
- Apresentar o tema e o template de avaliação por pares para os demais grupos.
- Avaliar os demais grupos, preenchendo o template de avaliação por pares.
- Refletir sobre o processo de avaliação por pares.