Aula sobre Calculo De Porcentagens
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O cálculo de porcentagens é uma habilidade matemática fundamental que é aplicada em diversas situações do cotidiano, como em compras, descontos, juros, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos possam criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e contextualize a importância do cálculo de porcentagens no cotidiano dos alunos. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Definição do problema
Cada grupo deve definir um problema que envolva porcentagens, como por exemplo, calcular o desconto em uma compra ou o aumento de um salário. Auxilie os alunos na definição do problema.Etapa 4 - Geração de alternativas
Cada grupo deve gerar alternativas para resolver o problema definido na etapa anterior. Os alunos podem utilizar estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora para chegar às alternativas.Etapa 5 - Solução
Cada grupo deve escolher a melhor alternativa para resolver o problema e apresentar a solução para a turma. Auxilie os alunos na apresentação da solução.Etapa 6 - Criação do diário de bordo
Cada grupo deve criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Auxilie os alunos na criação do diário de bordo.Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo deve apresentar o diário de bordo para a turma. Avalie a apresentação e o conteúdo do diário de bordo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora para resolver problemas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade.
- Qualidade do diário de bordo criado pelo grupo.
- Qualidade da apresentação do diário de bordo.
Ações do professor
- Auxiliar os alunos na definição do problema.
- Auxiliar os alunos na criação do diário de bordo.
- Avaliar a apresentação e o conteúdo do diário de bordo.
Ações do aluno
- Definir um problema que envolva porcentagens.
- Gerar alternativas para resolver o problema.
- Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.