Aula sobre Calculo De Porcentagens

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O cálculo de porcentagens é uma habilidade matemática fundamental que é aplicada em diversas situações do cotidiano, como em compras, descontos, juros, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver problemas que envolvam porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os alunos possam identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. A atividade final será a criação de um infográfico que poderá ser distribuído na comunidade, com informações relevantes sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a importância do cálculo de porcentagens no cotidiano dos alunos. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema

    Os alunos devem ser divididos em grupos e escolher um tema relacionado ao cálculo de porcentagens para trabalhar durante a aula.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deve identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentar para a turma.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos devem realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos devem analisar os dados coletados e identificar as causas do problema, bem como possíveis soluções.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e apresentar para a turma.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Cada grupo deve propor soluções para o problema identificado e criar um infográfico com informações relevantes sobre o tema. Avalie conforme os critérios de avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de dados.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Qualidade das pesquisas e entrevistas realizadas pelos grupos.
  • Qualidade da análise do contexto e das soluções propostas pelos grupos.
  • Qualidade do infográfico criado pelos grupos.
  • Habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam porcentagens.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do cálculo de porcentagens no cotidiano dos alunos.
  • Orientar os grupos durante todas as etapas da aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.
  • Fornecer feedbacks construtivos para os grupos.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado ao cálculo de porcentagens para trabalhar durante a aula.
  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentar para a turma.
  • Realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado.
  • Analisar os dados coletados e identificar as causas do problema, bem como possíveis soluções.
  • Propor soluções para o problema identificado e criar um infográfico com informações relevantes sobre o tema.