Aula sobre Calculo De Porcentagens
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
O cálculo de porcentagens é uma habilidade matemática fundamental que é aplicada em diversas situações do cotidiano, como em compras, descontos, juros, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver problemas que envolvam porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os alunos possam identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. A atividade final será a criação de um infográfico que poderá ser distribuído na comunidade, com informações relevantes sobre o tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e contextualize a importância do cálculo de porcentagens no cotidiano dos alunos. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema
Os alunos devem ser divididos em grupos e escolher um tema relacionado ao cálculo de porcentagens para trabalhar durante a aula.Etapa 3 - Identificação do problema
Cada grupo deve identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentar para a turma.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os grupos devem realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado.Etapa 5 - Análise do contexto
Os grupos devem analisar os dados coletados e identificar as causas do problema, bem como possíveis soluções.Etapa 6 - Comparação
Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e apresentar para a turma.Etapa 7 - Soluções
Cada grupo deve propor soluções para o problema identificado e criar um infográfico com informações relevantes sobre o tema. Avalie conforme os critérios de avaliação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de dados.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
- Qualidade das pesquisas e entrevistas realizadas pelos grupos.
- Qualidade da análise do contexto e das soluções propostas pelos grupos.
- Qualidade do infográfico criado pelos grupos.
- Habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam porcentagens.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância do cálculo de porcentagens no cotidiano dos alunos.
- Orientar os grupos durante todas as etapas da aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.
- Fornecer feedbacks construtivos para os grupos.
Ações do aluno
- Escolher um tema relacionado ao cálculo de porcentagens para trabalhar durante a aula.
- Identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentar para a turma.
- Realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado.
- Analisar os dados coletados e identificar as causas do problema, bem como possíveis soluções.
- Propor soluções para o problema identificado e criar um infográfico com informações relevantes sobre o tema.