Aula sobre Calculo De Porcentagens

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O cálculo de porcentagens é uma habilidade matemática fundamental que é aplicada em diversas situações do cotidiano, como em compras, descontos, juros, entre outros. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é tornar a aula mais envolvente e didática, permitindo que os alunos aprendam de forma mais significativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a importância do cálculo de porcentagens no cotidiano. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Cálculo mental

    Os alunos devem realizar atividades de cálculo mental envolvendo porcentagens. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Estratégias pessoais

    Os alunos devem utilizar estratégias pessoais para resolver problemas que envolvam porcentagens. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Calculadora

    Os alunos devem utilizar a calculadora para resolver problemas que envolvam porcentagens. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Os alunos devem socializar as atividades realizadas em cada estação e discutir as estratégias utilizadas para resolver os problemas.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Os alunos devem aplicar os conhecimentos adquiridos em situações práticas, como em compras, descontos, juros, entre outros. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e a importância do cálculo de porcentagens no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens.
  • Utilizar a metodologia Rotação por estações para tornar a aula mais envolvente e didática.
  • Estimular o trabalho em equipe e a socialização das atividades realizadas pelos alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Trabalho em equipe e socialização das atividades realizadas pelos alunos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas em cada estação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e a socialização das atividades realizadas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
  • Trabalhar em equipe e socializar as atividades realizadas pelos alunos.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos em situações práticas.