Aula sobre Calculo De Porcentagens

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O cálculo de porcentagens é uma habilidade matemática fundamental que é usada em muitas situações do cotidiano, como em compras, descontos, juros, entre outros. Nesta aula, os alunos aprenderão a resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos práticos de como as porcentagens são utilizadas no cotidiano. Em seguida, os alunos devem assistir a um vídeo explicativo sobre o cálculo de porcentagens.

  2. Etapa 2 - Atividade em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e receber uma lista de problemas que envolvem porcentagens. Eles devem resolver os problemas utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados obtidos na atividade anterior. Incentive a discussão entre os grupos e faça perguntas para que os alunos possam explicar como chegaram às respostas.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Explique como utilizar o template e dê exemplos de como preenchê-lo.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas com o template

    Os alunos devem receber uma nova lista de problemas que envolvem porcentagens e devem resolvê-los utilizando o template criado na etapa anterior. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados com o template

    Cada grupo deve apresentar os resultados obtidos na atividade anterior utilizando o template criado na etapa 4. Incentive a discussão entre os grupos e faça perguntas para que os alunos possam explicar como chegaram às respostas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e incentive os alunos a continuarem praticando o cálculo de porcentagens em situações do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”.
  • Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir soluções para problemas matemáticos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolver problemas que envolvam porcentagens utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora.
  • Participação ativa na criação e utilização do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Capacidade de trabalhar em grupo e discutir soluções para problemas matemáticos.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Circular pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.
  • Estimular a discussão entre os grupos.
  • Fazer uma breve conclusão sobre a aula.

Ações do aluno

  • Resolver problemas que envolvam porcentagens utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora.
  • Criar e utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Trabalhar em grupo e discutir soluções para problemas matemáticos.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Praticar o cálculo de porcentagens em situações do cotidiano.