Aula sobre Calculo De Volume De Prismas Retangulares
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O cálculo de volume de prismas retangulares é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do cotidiano, como no cálculo do volume de caixas, embalagens, recipientes, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular o volume de prismas retangulares utilizando a metodologia ativa Design Thinking. Para isso, os alunos irão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender as necessidades e desejos das pessoas que utilizam esses objetos no dia a dia.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância do cálculo de volume de prismas retangulares no cotidiano. Em seguida, proponha aos alunos a criação de um mapa de empatia.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos devem criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem entrevistar pessoas que utilizam objetos com formato de prisma retangular no dia a dia, como caixas de sapato, embalagens de alimentos, entre outros.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e identificar as principais necessidades e desejos das pessoas que utilizam esses objetos.Etapa 4 - Cálculo do volume de prismas retangulares
Apresente a fórmula para o cálculo do volume de prismas retangulares e proponha aos alunos a resolução de exercícios práticos.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Os alunos devem apresentar os resultados dos exercícios práticos e discutir em grupo as soluções encontradas.Etapa 6 - Reflexão
Proponha uma reflexão sobre a importância do cálculo de volume de prismas retangulares no cotidiano e como a metodologia Design Thinking pode ajudar a entender as necessidades e desejos das pessoas.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula e proponha aos alunos uma atividade para casa, que consiste em identificar objetos com formato de prisma retangular no cotidiano e calcular o seu volume.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o volume de prismas retangulares.
- Estimular a criatividade e a empatia dos alunos por meio da metodologia Design Thinking.
- Promover a reflexão sobre a importância do cálculo de volume de prismas retangulares no cotidiano.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em calcular o volume de prismas retangulares.
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
- Qualidade da apresentação dos resultados dos exercícios práticos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância do cálculo de volume de prismas retangulares no cotidiano.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Apresentar a fórmula para o cálculo do volume de prismas retangulares e propor exercícios práticos.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Resolver os exercícios práticos propostos pelo professor.