Aula sobre Calculo De Volume De Prismas Retangulares
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
O cálculo de volume de prismas retangulares é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do cotidiano, como no cálculo do volume de caixas, embalagens, recipientes, entre outros. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Estudo de Caso para que os alunos possam desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de prismas retangulares. Para isso, os alunos serão divididos em grupos e escolherão um tema para apresentar, identificarão um problema, farão o levantamento de dados, analisarão o contexto, compararão os dados obtidos e apresentarão soluções. A atividade final será a criação de um infográfico que poderá ser distribuído na comunidade.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o tema e apresente exemplos práticos de como o cálculo de volume de prismas retangulares é utilizado no cotidiano.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e escolherão um tema para apresentar.Etapa 3 - Identificação do problema
Os grupos devem identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentar para a turma.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os grupos devem fazer pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado.Etapa 5 - Análise do contexto
Os grupos devem analisar os dados coletados e identificar as causas do problema e possíveis soluções.Etapa 6 - Comparação
Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais.Etapa 7 - Soluções
Os grupos devem apresentar soluções para o problema identificado e criar um infográfico para disseminar a informação. Avalie conforme os critérios de avaliação e faça uma conclusão da aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de prismas retangulares.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de dados.
- Estimular a comunicação oral e escrita.
- Desenvolver a habilidade de apresentação de soluções para problemas identificados.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na atividade em grupo.
- Qualidade da pesquisa e análise de dados.
- Qualidade da apresentação das soluções para o problema identificado.
- Qualidade do infográfico criado.
- Comunicação oral e escrita clara e objetiva.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema.
- Auxiliar os alunos na pesquisa e análise de dados.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
- Avaliar e dar feedback sobre a qualidade das apresentações e do infográfico criado.
- Estimular a comunicação oral e escrita.
Ações do aluno
- Escolher um tema para apresentar.
- Identificar um problema relacionado ao tema escolhido.
- Realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados sobre o problema identificado.
- Analisar os dados coletados e apresentar soluções para o problema identificado.
- Criar um infográfico para disseminar a informação.