Aula sobre Calculo De Volume De Prismas Retangulares

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O cálculo de volume de prismas retangulares é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do cotidiano, como no cálculo do volume de caixas, embalagens, recipientes, entre outros. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Estudo de Caso para que os alunos possam desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de prismas retangulares. Para isso, os alunos serão divididos em grupos e escolherão um tema para apresentar, identificarão um problema, farão o levantamento de dados, analisarão o contexto, compararão os dados obtidos e apresentarão soluções. A atividade final será a criação de um infográfico que poderá ser distribuído na comunidade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema e apresente exemplos práticos de como o cálculo de volume de prismas retangulares é utilizado no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e escolherão um tema para apresentar.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Os grupos devem identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentar para a turma.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos devem fazer pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos devem analisar os dados coletados e identificar as causas do problema e possíveis soluções.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Os grupos devem apresentar soluções para o problema identificado e criar um infográfico para disseminar a informação. Avalie conforme os critérios de avaliação e faça uma conclusão da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de prismas retangulares.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de dados.
  • Estimular a comunicação oral e escrita.
  • Desenvolver a habilidade de apresentação de soluções para problemas identificados.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Qualidade da pesquisa e análise de dados.
  • Qualidade da apresentação das soluções para o problema identificado.
  • Qualidade do infográfico criado.
  • Comunicação oral e escrita clara e objetiva.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema.
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e análise de dados.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Avaliar e dar feedback sobre a qualidade das apresentações e do infográfico criado.
  • Estimular a comunicação oral e escrita.

Ações do aluno

  • Escolher um tema para apresentar.
  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados sobre o problema identificado.
  • Analisar os dados coletados e apresentar soluções para o problema identificado.
  • Criar um infográfico para disseminar a informação.