Aula sobre Calculo De Volume De Prismas Retangulares
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O cálculo de volume de prismas retangulares é uma habilidade importante na Matemática e pode ser aplicado em diversas situações do cotidiano, como no cálculo do volume de uma caixa, de um aquário, de um tanque de combustível, entre outros. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e didático. Os alunos serão desafiados a criar um jogo que envolva o cálculo de volume de prismas retangulares, o que irá estimular a criatividade e a aprendizagem de forma lúdica.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância do cálculo de volume de prismas retangulares. Mostre exemplos práticos de situações cotidianas em que o cálculo de volume é necessário.Etapa 2 - Introdução à Gamificação
Explique o que é Gamificação e como ela pode ser aplicada na educação. Mostre exemplos de jogos educativos e como eles podem ser utilizados para tornar o aprendizado mais envolvente e didático.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Os alunos devem ser divididos em grupos e devem criar um mapa de registro para o jogo que irão desenvolver. O mapa de registro deve conter os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. Auxilie os alunos na criação do mapa de registro.Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo
Os alunos devem desenvolver o jogo utilizando o mapa de registro criado na etapa anterior. Auxilie os alunos na criação do jogo e na resolução de dúvidas.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo deve apresentar o jogo criado para a turma. Os alunos devem jogar e avaliar os jogos dos colegas.Etapa 6 - Discussão sobre o aprendizado
Conduza uma discussão sobre o aprendizado dos alunos durante a atividade. Destaque os pontos positivos e negativos da metodologia utilizada.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando a importância do cálculo de volume de prismas retangulares e da utilização de metodologias ativas na educação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.
- Estimular a criatividade e a aprendizagem de forma lúdica.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo.
- Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
- Utilização correta do cálculo de volume de prismas retangulares.
- Participação e colaboração em grupo.
- Avaliação positiva dos colegas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância do cálculo de volume de prismas retangulares.
- Explicar o que é Gamificação e como ela pode ser aplicada na educação.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa de registro e no desenvolvimento do jogo.
- Conduzir a discussão sobre o aprendizado dos alunos durante a atividade.
- Encerrar a aula reforçando a importância do tema e da utilização de metodologias ativas na educação.
Ações do aluno
- Criar um mapa de registro para o jogo que irão desenvolver.
- Desenvolver o jogo utilizando o mapa de registro criado.
- Apresentar o jogo criado para a turma.
- Jogar e avaliar os jogos dos colegas.
- Participar e colaborar em grupo.