Aula sobre Calculo De Volume De Prismas Retangulares

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O cálculo de volume de prismas retangulares é uma habilidade importante na Matemática e pode ser aplicado em diversas situações do cotidiano, como no cálculo do volume de caixas, embalagens, recipientes, entre outros. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de calcular o volume de prismas retangulares por meio da metodologia ativa Rotação por estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema, o que tornará a aula mais dinâmica e envolvente.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a importância do cálculo de volume de prismas retangulares. Em seguida, explique os objetivos da aula e como ela será desenvolvida.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Cálculo de volume de prismas retangulares

    Nesta estação, os alunos devem resolver exercícios de cálculo de volume de prismas retangulares. Disponibilize uma lista de exercícios e os alunos devem trabalhar em duplas para resolvê-los.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Construção de prismas retangulares

    Nesta estação, os alunos devem construir prismas retangulares utilizando papel cartão e cola. Disponibilize as medidas e os alunos devem seguir as instruções para construir os prismas. Em seguida, devem calcular o volume dos prismas construídos.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Aplicação do cálculo de volume em situações cotidianas

    Nesta estação, os alunos devem aplicar o cálculo de volume de prismas retangulares em situações cotidianas. Apresente exemplos de embalagens, caixas, recipientes, entre outros, e os alunos devem calcular o volume de cada um.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Os alunos devem socializar as atividades realizadas em cada estação. Cada grupo deve apresentar os resultados obtidos. Faça as considerações finais.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula e dê um feedback sobre o trabalho realizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de calcular o volume de prismas retangulares.
  • Aplicar o cálculo de volume em situações cotidianas.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Habilidade em calcular o volume de prismas retangulares.
  • Capacidade de aplicar o cálculo de volume em situações cotidianas.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a importância do cálculo de volume de prismas retangulares.
  • Disponibilizar as atividades e materiais necessários para cada estação.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar um feedback sobre o trabalho realizado.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Resolver exercícios de cálculo de volume de prismas retangulares.
  • Construir prismas retangulares e calcular o seu volume.