Aula sobre Calculo De Volume De Prismas Retangulares
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O cálculo de volume de prismas retangulares é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do cotidiano, como no cálculo do volume de caixas, embalagens, recipientes, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular o volume de prismas retangulares utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Para isso, os estudantes irão criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância do cálculo de volume de prismas retangulares no cotidiano. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.Etapa 2 - Estudo prévio
Os alunos devem assistir a um vídeo explicativo sobre o cálculo de volume de prismas retangulares e responder a algumas questões sobre o tema. O vídeo e as questões devem ser disponibilizados previamente por você.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos devem criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deve ser criado em grupos de 4 alunos e será apresentado para a turma.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os grupos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma e realizar uma discussão em grupo sobre os diferentes pontos de vista e abordagens apresentados.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente alguns exemplos práticos de cálculo de volume de prismas retangulares, utilizando objetos do cotidiano dos alunos, como caixas, embalagens, entre outros.Etapa 6 - Resolução de problemas
Os alunos devem resolver problemas sobre o cálculo de volume de prismas retangulares, em grupos de 4 alunos. Os problemas devem ser disponibilizados previamente por você.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e reforce os principais conceitos aprendidos pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o volume de prismas retangulares.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Promover a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
- Resolução correta dos problemas propostos.
- Clareza e organização na apresentação dos mapas conceituais.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar sua importância no cotidiano.
- Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.
- Apresentar exemplos práticos e problemas para os alunos resolverem.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo e responder às questões sobre o tema.
- Criar o mapa conceitual em grupo.
- Participar ativamente da discussão em grupo e da resolução dos problemas propostos.