Aula sobre Camada De Ozonio

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A camada de ozônio é uma parte importante da atmosfera da Terra, responsável por filtrar a maioria dos raios ultravioleta emitidos pelo sol. Infelizmente, essa camada tem sido severamente afetada por substâncias químicas produzidas pelo homem, como os CFCs. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre a camada de ozônio, entender sua importância para a vida na Terra e discutir propostas para sua preservação. A metodologia adotada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, que estimula a criatividade e o pensamento crítico.

Aprendizagem Baseada em Problemas


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e explicando a importância da camada de ozônio para a vida na Terra. Apresente exemplos de como a camada de ozônio é afetada pelos seres humanos e como isso pode afetar a saúde humana. Convide os alunos a refletir sobre como seriam suas vidas sem a camada de ozônio.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 e receberão a seguinte pergunta-problema: "Como podemos preservar a camada de ozônio e garantir a saúde humana?". Cada grupo deverá discutir a pergunta e apresentar possíveis soluções.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos terão 40 minutos para pesquisar sobre a camada de ozônio e sua preservação. Eles poderão acessar livros, artigos e outros recursos disponíveis na internet.

  4. Etapa 4 - Sistematização

    Cada grupo deverá criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que ta?l", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Os campos devem ser preenchidos com informações relevantes sobre o tema, como o que é bom para a camada de ozônio, o que é ruim para ela e o que pode ser feito para preservá-la. Cada grupo apresentará seu template para a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Os alunos discutirão em grupo o que aprenderam durante a atividade e como as soluções apresentadas pelos outros grupos podem ser aplicadas na vida real.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância da camada de ozônio e a necessidade de sua preservação. Os alunos serão convidados a refletir sobre como podem ajudar a preservar a camada de ozônio em suas vidas cotidianas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos preencherão o template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos outros grupos e refletirão sobre o que aprenderam na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver o pensamento crítico e a criatividade dos alunos.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações relevantes sobre o tema.
  • Incentivar a reflexão e a discussão em grupo sobre a importância da camada de ozônio e sua preservação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração em grupo.
  • Qualidade e relevância das informações pesquisadas e apresentadas.
  • Criatividade e inovação na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Reflexão crítica e conscientização sobre a importância da camada de ozônio e sua preservação.
  • Aplicação das soluções apresentadas na vida cotidiana.

Ações do professor

  • Iniciar a aula com uma contextualização clara e objetiva sobre o tema.
  • Estimular a colaboração e a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Fornecer feedbacks construtivos sobre o desempenho dos alunos.
  • Reforçar a importância da camada de ozônio e da sua preservação.
  • Estimular a reflexão crítica e a busca por soluções inovadoras.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa.
  • Realizar pesquisas relevantes e apresentar soluções criativas para a preservação da camada de ozônio.
  • Refletir sobre a importância da camada de ozônio e sua preservação na vida cotidiana.
  • Preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com informações relevantes e reflexões críticas sobre o tema.