Aula sobre Camada De Ozonio

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A camada de ozônio é uma parte da atmosfera terrestre responsável por proteger a vida na Terra dos raios ultravioleta emitidos pelo sol. Infelizmente, a ação humana tem causado a degradação dessa camada, o que pode levar a problemas de saúde e ambientais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a importância da camada de ozônio, os fatores que afetam sua presença na atmosfera e discutir propostas para sua preservação. Para isso, eles irão criar um modelo de avaliação por pares para avaliar o trabalho em grupo de seus colegas.

Aprendizagem Baseada em Projetos


  1. Etapa 1 - Introdução

    Fala uma introdução sobre o tema da camada de ozônio e sua importância para a vida na Terra. Utilize vídeos, imagens ou histórias para tornar o assunto mais interessante e acessível aos alunos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos e pesquisar sobre os fatores que afetam a presença da camada de ozônio na atmosfera, como a emissão de gases poluentes e a queima de combustíveis fósseis. Eles devem registrar suas descobertas em um documento compartilhado.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação

    Cada grupo irá criar um modelo de avaliação por pares, que inclua os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, e uma escala de notas de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo irá apresentar seu modelo e explicar os critérios de avaliação escolhidos. É importante incentivar o debate e a troca de ideias entre os grupos.

  5. Etapa 5 - Trabalho em grupo

    Os alunos irão trabalhar em grupo para criar uma proposta de preservação da camada de ozônio, utilizando as informações pesquisadas anteriormente. Eles devem utilizar o modelo de avaliação criado pelos colegas para avaliar o trabalho em grupo.

  6. Etapa 6 - Apresentação das propostas

    Cada grupo irá apresentar sua proposta e ser avaliado pelos colegas utilizando o modelo criado na etapa 3.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça a conclusão da aula reforçando a importância da preservação da camada de ozônio e incentivando os alunos a pensar em ações individuais e coletivas que possam contribuir para essa causa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em grupo
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e interessante
  • Incentivar o trabalho em grupo e a troca de ideias entre os alunos
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os fatores que afetam a presença da camada de ozônio na atmosfera
  • Criar um modelo de avaliação por pares
  • Trabalhar em grupo para criar uma proposta de preservação da camada de ozônio
  • Avaliar o trabalho em grupo dos colegas utilizando o modelo criado na etapa 3
  • Participar ativamente das discussões e apresentações em grupo.