Aula sobre Camada De Ozonio

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A camada de ozônio é uma faixa de gás que protege a Terra dos raios ultravioleta do sol. Sem ela, a vida na Terra seria impossível. Entretanto, essa camada tem sido ameaçada pelo aumento da emissão de gases poluentes, como os CFCs (clorofluorcarbonos). Os estudantes irão aprender sobre o que é a camada de ozônio, sua importância para a vida na Terra e os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um template de avaliação por pares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicia a aula explicando brevemente o que é a camada de ozônio e sua importância para a vida na Terra. Em seguida, apresenta aos alunos o conceito de Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e peça para que cada grupo pesquise sobre um dos fatores que afetam a camada de ozônio. Os fatores podem ser: emissão de CFCs, poluição do ar, destruição da floresta, entre outros. Cada grupo deve fazer uma apresentação sobre o fator escolhido.

  3. Etapa 3 - Template de Avaliação

    Os alunos devem criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Cada grupo deve preencher o template avaliando o grupo apresentador.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo apresenta suas descobertas sobre o fator escolhido e é avaliado pelos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Em um plenário, os alunos discutem as propostas individuais e coletivas para a preservação da camada de ozônio.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerrar a aula resumindo o que foi aprendido sobre a camada de ozônio e sua importância para a vida na Terra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e apresentação em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por pares.
  • Estimular a reflexão sobre a importância da camada de ozônio e a preservação do meio ambiente.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de Aprendizagem Entre Pares.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação.
  • Estimular a reflexão sobre a importância da camada de ozônio e a preservação do meio ambiente.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os fatores que afetam a camada de ozônio.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Apresentar suas descobertas sobre o fator escolhido.
  • Avaliar os grupos apresentadores.
  • Discutir propostas individuais e coletivas para a preservação da camada de ozônio.