Aula sobre Camada De Ozonio

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A camada de ozônio é uma das mais importantes da atmosfera e é responsável por filtrar a maioria dos raios ultravioleta do sol, evitando que eles cheguem à superfície da Terra. No entanto, essa camada está sendo destruída por ações humanas, como a emissão de gases poluentes que contêm cloro e bromo. Essa destruição pode causar diversos problemas, como aumento de casos de câncer de pele, danos à fauna e flora, além de afetar o clima global. Nesta aula, será utilizada a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir a importância da camada de ozônio e formas de preservá-la.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula explique a importância da camada de ozônio para a vida na Terra. Em seguida, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de síntese.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e preparação

    Cada grupo receberá um material de pesquisa sobre o tema e terá um tempo para estudar e preparar seus argumentos. O grupo defensor deve apresentar argumentos que justifiquem a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, enquanto o grupo opositor deve apresentar argumentos contrários. A banca julgadora deve preparar perguntas para ambos os grupos.

  3. Etapa 3 - Debate

    O grupo defensor terá 10 minutos para apresentar seus argumentos, seguido de 10 minutos do grupo opositor. Em seguida, a banca julgadora fará perguntas para ambos os grupos e o neste momento vocêirá mediar o debate. Cada grupo terá mais 5 minutos para apresentar suas considerações finais.

  4. Etapa 4 - Síntese

    O grupo de síntese terá 20 minutos para reunir os argumentos apresentados pelos outros grupos e preparar uma síntese que justifique a importância da camada de ozônio e propostas para sua preservação.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    O grupo de síntese apresentará suas conclusões para a turma. Oriente os alunos a fazerem uma reflexão final sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Proponha uma tarefa de casa em que os alunos pesquisem mais sobre o tema e discutam com suas famílias formas de preservar a camada de ozônio.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular o pensamento crítico sobre questões ambientais.
  • Desenvolver a habilidade de argumentação e síntese de ideias.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Incentivar a pesquisa e o estudo individual e em grupo.
  • Proporcionar uma reflexão sobre a importância da camada de ozônio para a vida na Terra.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração em grupo.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Capacidade de síntese e reflexão.
  • Clareza na apresentação das ideias.
  • Respeito às opiniões dos colegas.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia e os objetivos da aula.
  • Mediar o debate e garantir o respeito às opiniões dos colegas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e a colaboração em grupo.
  • Fazer uma reflexão final sobre o tema e a importância da camada de ozônio.
  • Avaliar individualmente cada aluno conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate e apresentar argumentos claros e consistentes.
  • Colaborar com o grupo e respeitar as opiniões dos colegas.
  • Sintetizar as ideias apresentadas pelos outros grupos e preparar uma conclusão coerente.
  • Participar da reflexão final proposta pelo professor.
  • Realizar a tarefa de casa (opcional) e discutir o tema com a família.