Aula sobre Camada De Ozonio
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A camada de ozônio é uma região da estratosfera que contém uma alta concentração de ozônio (O3), um gás que ajuda a proteger a Terra dos raios ultravioleta do Sol. Entretanto, a ação humana, como a emissão de gases poluentes, tem causado a diminuição dessa camada, o que pode trazer graves consequências para a saúde humana e para o meio ambiente. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia Rotação por estações para aprendermos mais sobre a importância da camada de ozônio e como podemos preservá-la.
Rotação por estações
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explicar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra. Utilizevídeos e imagens para ilustrar o assunto.Etapa 2 - Estação 1 - Fatores que aumentam ou diminuem a presença do ozônio na atmosfera
Os alunos irão trabalhar em grupos e utilizarão materiais impressos para pesquisar sobre os fatores que aumentam ou diminuem a presença do ozônio na atmosfera, como a emissão de gases poluentes e o uso de produtos químicos. Ao final, cada grupo irá apresentar suas descobertas para a turma.Etapa 3 - Estação 2 - Propostas individuais e coletivas para a preservação da camada de ozônio
Os alunos irão trabalhar em grupos e utilizarão materiais impressos para criar propostas individuais e coletivas para a preservação da camada de ozônio, como a redução do uso de produtos químicos e o incentivo ao uso de fontes de energia renovável. Ao final, cada grupo irá apresentar suas propostas para a turma.Etapa 4 - Estação 3 - Experimento prático
Os alunos irão trabalhar em grupos e realizarão um experimento prático para simular a ação da camada de ozônio na proteção da Terra contra os raios ultravioleta. Serão utilizados materiais como lâmpadas UV e papel celofane. Ao final, cada grupo irá apresentar seus resultados para a turma.Etapa 5 - Síntese
Conduza uma discussão em grupo para sintetizar as informações apresentadas nas três estações e reforçar a importância da preservação da camada de ozônio.Etapa 6 - Conclusão
Faça a conclusão da aula reforçando a importância da camada de ozônio e incentivando os alunos a adotarem práticas mais sustentáveis em seu cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra.
- Identificar os fatores que aumentam ou diminuem a presença do ozônio na atmosfera.
- Discutir propostas individuais e coletivas para a preservação da camada de ozônio.
- Desenvolver o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Promover a aprendizagem ativa e participativa.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão dos fatores que aumentam ou diminuem a presença do ozônio na atmosfera.
- Elaboração de propostas individuais e coletivas para a preservação da camada de ozônio.
- Realização do experimento prático com sucesso.
- Participação na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Incentivar a participação ativa dos alunos.
- Conduzir a discussão em grupo e a síntese das informações.
- Concluir a aula reforçando a importância do tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar as pesquisas e elaborar as propostas com dedicação.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
- Realizar o experimento prático com atenção e cuidado.
- Participar da discussão em grupo e compartilhar suas ideias.