Aula sobre Camada De Ozonio

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A camada de ozônio é uma fina camada de gás que protege a Terra dos raios ultravioleta prejudiciais emitidos pelo sol. Sem essa camada, a vida na Terra seria impossível. No entanto, a camada de ozônio tem sido danificada pelo uso de produtos químicos prejudiciais, como os CFCs, que foram usados em produtos como aerossóis e sistemas de refrigeração. Nesta aula, serão trabalhados conceitos relacionados a camada de ozônio e sua importância para a vida na Terra, além de discutir maneiras de preservá-la. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e a ferramenta Dinâmica dos 3 Qs.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Antes da aula, os estudantes assistirão a um vídeo curto sobre a camada de ozônio e seus efeitos na Terra. Ao final, faça uma breve explicação sobre o tema e ajude-os com eventuais dúvidas.

  2. Etapa 2 - Criação do modelo dos 3Qs

    Na sala de aula, os estudantes formarão grupos e criarão um modelo da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: "Que bom", "Que pena" e "Que tal?". Eles discutirão em grupo e preencherão o modelo com informações sobre a camada de ozônio, como sua importância, os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e possíveis soluções para sua preservação.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo apresentará suas ideias para a tura, e em grupo farão uma discussão em sala de aula sobre as informações apresentadas.

  4. Etapa 4 - Pesquisa individual

    Os estudantes farão uma pesquisa individual sobre os efeitos dos produtos químicos prejudiciais à camada de ozônio e apresentarão suas descobertas em sala de aula.

  5. Etapa 5 - Criação de cartazes

    Em grupos, os estudantes criarão cartazes sobre a importância da camada de ozônio e as maneiras de preservá-la.

  6. Etapa 6 - Exposição

    Os cartazes serão expostos na sala de aula e os estudantes farão uma visita guiada para ver e discutir os trabalhos dos colegas.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Os estudantes farão uma reflexão individual sobre o que aprenderam sobre a camada de ozônio e sua importância para a vida na Terra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera e discutindo propostas individuais e coletivas para sua preservação.
  • Estimular a pesquisa individual e em grupo, bem como a apresentação oral e visual de ideias.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs e na discussão em grupo.
  • Qualidade e clareza da apresentação oral e visual de ideias.
  • Qualidade da pesquisa individual sobre os efeitos dos produtos químicos prejudiciais à camada de ozônio.
  • Qualidade do cartaz criado pelo grupo.
  • Reflexão individual sobre o que foi aprendido sobre a camada de ozônio e sua importância para a vida na Terra.

Ações do professor

  • Preparar o vídeo sobre a camada de ozônio e seus efeitos na Terra para os alunos assistirem antes da aula.
  • Orientar os alunos na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs e na pesquisa individual.
  • Auxiliar os grupos na criação dos cartazes.
  • Mediar a discussão em sala de aula e acompanhar a visita guiada pelos cartazes.
  • Estimular a reflexão individual sobre a aula.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre a camada de ozônio e seus efeitos na Terra antes da aula.
  • Participar ativamente na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs e na discussão em grupo.
  • Realizar uma pesquisa individual sobre os efeitos dos produtos químicos prejudiciais à camada de ozônio.
  • Criar um cartaz em grupo sobre a importância da camada de ozônio e as maneiras de preservá-la.
  • Fazer uma reflexão individual sobre o que foi aprendido na aula.