Aula sobre Camada De Ozonio
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A camada de ozônio é uma fina camada de gás que protege a Terra dos raios ultravioleta prejudiciais emitidos pelo sol. Sem essa camada, a vida na Terra seria impossível. No entanto, a camada de ozônio tem sido danificada pelo uso de produtos químicos prejudiciais, como os CFCs, que foram usados em produtos como aerossóis e sistemas de refrigeração. Nesta aula, serão trabalhados conceitos relacionados a camada de ozônio e sua importância para a vida na Terra, além de discutir maneiras de preservá-la. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e a ferramenta Dinâmica dos 3 Qs.
Sala de Aula Invertida
Etapa 1 - Introdução
Antes da aula, os estudantes assistirão a um vídeo curto sobre a camada de ozônio e seus efeitos na Terra. Ao final, faça uma breve explicação sobre o tema e ajude-os com eventuais dúvidas.Etapa 2 - Criação do modelo dos 3Qs
Na sala de aula, os estudantes formarão grupos e criarão um modelo da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: "Que bom", "Que pena" e "Que tal?". Eles discutirão em grupo e preencherão o modelo com informações sobre a camada de ozônio, como sua importância, os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e possíveis soluções para sua preservação.Etapa 3 - Apresentação
Cada grupo apresentará suas ideias para a tura, e em grupo farão uma discussão em sala de aula sobre as informações apresentadas.Etapa 4 - Pesquisa individual
Os estudantes farão uma pesquisa individual sobre os efeitos dos produtos químicos prejudiciais à camada de ozônio e apresentarão suas descobertas em sala de aula.Etapa 5 - Criação de cartazes
Em grupos, os estudantes criarão cartazes sobre a importância da camada de ozônio e as maneiras de preservá-la.Etapa 6 - Exposição
Os cartazes serão expostos na sala de aula e os estudantes farão uma visita guiada para ver e discutir os trabalhos dos colegas.Etapa 7 - Reflexão final
Os estudantes farão uma reflexão individual sobre o que aprenderam sobre a camada de ozônio e sua importância para a vida na Terra.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera e discutindo propostas individuais e coletivas para sua preservação.
- Estimular a pesquisa individual e em grupo, bem como a apresentação oral e visual de ideias.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs e na discussão em grupo.
- Qualidade e clareza da apresentação oral e visual de ideias.
- Qualidade da pesquisa individual sobre os efeitos dos produtos químicos prejudiciais à camada de ozônio.
- Qualidade do cartaz criado pelo grupo.
- Reflexão individual sobre o que foi aprendido sobre a camada de ozônio e sua importância para a vida na Terra.
Ações do professor
- Preparar o vídeo sobre a camada de ozônio e seus efeitos na Terra para os alunos assistirem antes da aula.
- Orientar os alunos na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs e na pesquisa individual.
- Auxiliar os grupos na criação dos cartazes.
- Mediar a discussão em sala de aula e acompanhar a visita guiada pelos cartazes.
- Estimular a reflexão individual sobre a aula.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre a camada de ozônio e seus efeitos na Terra antes da aula.
- Participar ativamente na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs e na discussão em grupo.
- Realizar uma pesquisa individual sobre os efeitos dos produtos químicos prejudiciais à camada de ozônio.
- Criar um cartaz em grupo sobre a importância da camada de ozônio e as maneiras de preservá-la.
- Fazer uma reflexão individual sobre o que foi aprendido na aula.