Aula sobre Camadas Da Atmosfera

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A atmosfera é uma camada de gases que envolve a Terra, e é essencial para a vida no planeta. Os alunos podem não perceber, mas estão em constante contato com a atmosfera, seja respirando o ar, sentindo o vento ou observando as nuvens. Nesta aula, vamos explorar as camadas da atmosfera, sua composição e como ela é afetada por fenômenos naturais e antrópicos. A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam trabalhar em equipe e desenvolver habilidades de resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula explicando as camadas da atmosfera, suas características e a composição do ar. Estimule os alunos a realizarem perguntas e tirar dúvidas. Em seguida, divida os alunos em 5 grupos, e entregue para cada grupo uma camada da atmosfera para trabalhar.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo deve criar um mapa mental sobre acamada da atmosfera recebida, destacando pontos que julguem importantes Eles podem utilizar papel e lápis ou ferramentas digitais como o Google Docs ou o MindMeister.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos apresentam seus mapas mentais para a turma e em seguida, cada grupo escolherá um ponto para aprofundar. Auxilie os alunos a escolherem o ponto mais relevante.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo deve criar um infográfico ou um vídeo curto que explique o ponto escolhido. Eles podem utilizar ferramentas digitais como o Canva ou o PowToon. Auxilie os alunos na produção e tire eventuais dúvidas.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos apresentaram seus infográficos ou vídeos para a turma. Conduza um debate entre os grupos, estimulando os alunos a relacionarem o ponto com fenômenos naturais ou antrópicos que alteram a composição da atmosfera.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Realize uma síntese dos principais tópicos abordados pelos alunos. Relembre a importância da atmosfera para a existência da vida e, também, como fenômenos naturais ou antrópicos podem alterar a composição da atmosfera.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e resolução de problemas.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a compreensão sobre as camadas da atmosfera e a composição do ar.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Qualidade do infográfico ou vídeo criado pelo grupo.
  • Participação no debate final.

Ações do professor

  • Explicar as camadas da atmosfera, sua composição e como ela é afetada por fenômenos naturais e antrópicos.
  • Auxiliar os alunos na escolha do ponto mais relevante para aprofundar.
  • Ficar disponível para tirar dúvidas e auxiliar os alunos na criação do infográfico ou vídeo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Criar um mapa mental e um infográfico ou vídeo sobre o ponto escolhido.
  • Participar do debate final e relacionar o ponto com fenômenos naturais ou antrópicos que alteram a composição da atmosfera.