Aula sobre Camadas Da Atmosfera

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O ar que respiramos é composto por várias camadas que protegem o planeta Terra. Essas camadas são muito importantes para a vida na Terra, pois nos protegem dos raios solares e dos meteoros. Na aula de hoje, vamos estudar as camadas da atmosfera e entender como elas funcionam. Além disso, vamos utilizar a metodologia ativa de Design Thinking para criar um mapa de empatia, que nos ajudará a entender melhor como a atmosfera afeta a vida das pessoas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Contextualize o tema e explique a importância das camadas da atmosfera para a vida na Terra. É possível utilizar o exemplo de como a poluição atmosférica afeta a saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente, bem como sobre a importância de preservar as florestas, que ajudam a manter o equilíbrio da atmosfera. Se possível, utilize imagens e vídeos para ilustrar as camadas e seus efeitos.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Divida os alunos em grupos e peça para criarem um mapa de empatia, com base nos campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em como a atmosfera afeta as pessoas em seu cotidiano, como a poluição afeta a saúde e como a preservação da atmosfera pode trazer benefícios.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma. Incentive a discussão e a troca de ideias entre os grupos.

  4. Etapa 4 - Estudo das camadas da atmosfera

    Explique mais sobre camadas da atmosfera, abordando suas características e importância. Use exemplos práticos, como a formação de auroras boreais ou a importância da camada de ozônio.

  5. Etapa 5 - Exercícios de fixação

    Peça para os alunos responderem alguns exercícios de fixação sobre as camadas da atmosfera, como a ordem das camadas, suas características e a importância de cada uma delas.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos estudados e incentivando a reflexão sobre a importância de preservar a atmosfera.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar a composição do ar e discutir fenômenos naturais e antrópicos que podem alterar essa composição.
  • Estimular a criatividade e a reflexão dos alunos
  • Desenvolver o senso crítico dos alunos em relação à preservação da atmosfera e seus efeitos na vida das pessoas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Acerto nos exercícios de fixação sobre as camadas da atmosfera.
  • Participação ativa nas discussões em grupo e nas apresentações dos mapas de empatia.

Ações do professor

  • Explicar o conteúdo e utilizar exemplos práticos
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões e atividades.
  • Incentivar a reflexão sobre a importância da preservação da atmosfera.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia em grupo.
  • Realizar os exercícios de fixação sobre as camadas da atmosfera.
  • Participar das discussões em grupo e das apresentações dos mapas de empatia.