Aula sobre Camadas Da Atmosfera
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A atmosfera é uma camada de gases que envolve a Terra e é fundamental para a manutenção da vida no planeta. Ela é composta por várias camadas, cada uma com características próprias. Nesta aula, vamos trabalhar as camadas da atmosfera por meio da metodologia ativa de gamificação. Os alunos irão criar um jogo de tabuleiro para fixar os conteúdos e desenvolver habilidades como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve apresentação sobre as camadas da atmosfera e sua importância para a vida na Terra. Incentive a pensar sobre o tema e a compartilhar seus conhecimentos prévios.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de até cinco pessoas.Etapa 3 - Criação do jogo
Os alunos devem criar um jogo de perguntas e respostas. Os cards deverão conter perguntas e respostas sobre as camadas da atmosfera e suas características, além de ações que podem ser positivas ou negativas para o jogador.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresentará seu jogo para a turma. Os alunos terão a oportunidade de jogar e aprender com os jogos criados pelos colegas.Etapa 5 - Discussão sobre as camadas da atmosfera
O professor conduzirá uma discussão sobre as camadas da atmosfera, utilizando as perguntas dos cards e as ações do jogo como ponto de partida. Estimule a reflexão sobre as características de cada camada e sua importância para a vida na Terra.Etapa 6 - Reflexão final
Os alunos fazem uma reflexão sobre a atividade e sua aprendizagem. Cada grupo deve apresentar suas conclusões e o que aprenderam com a criação do jogo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.
- Fixar os conteúdos sobre as camadas da atmosfera.
- Desenvolver a capacidade de elaborar perguntas e respostas sobre um tema específico.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Fomentar a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Correção das informações sobre as camadas da atmosfera.
- Coerência entre as perguntas e respostas dos cards.
- Participação ativa e colaborativa dos alunos.
Ações do professor
- Organizar a atividade e orientar os alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Conduzir a discussão sobre as camadas da atmosfera.
- Avaliar o processo e os resultados da atividade.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe na criação do jogo.
- Elaborar perguntas e respostas sobre as camadas da atmosfera.
- Participar ativamente da discussão sobre o tema.
- Refletir sobre o processo de aprendizagem e suas conclusões.