Aula sobre Camadas Da Atmosfera
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize o assunto, fazendo perguntas sobre a importância da atmosfera para a vida na Terra e como ela é composta.Etapa 2 - Organização
Divida os alunos em três grupos. Depois, explique a metodologia de rotação por estações e as atividades que eles devem realizar.Etapa 3 -
Estação 1 - Composição da atmosferaNesta estação, os alunos irão aprender sobre a composição da atmosfera, ou seja, quais gases a compõem e em que proporções. Utilize gráficos e imagens para ilustrar a informação, que podem ser impresso, projetados ou desenhado. É possível que os alunos realizem uma atividade prática em que utilizam um balão para simular a composição do ar.
Estação 2 - Camadas da atmosfera
Nesta estação, os alunos irão aprender sobre as camadas da atmosfera e suas características. Você pode utilizar imagens e vídeos para ilustrar a informação. Os alunos podem fazer uma atividade prática em que desenham as camadas da atmosfera e suas características.
Estação 3 - Fenômenos que afetam a atmosfera
Nesta estação, os alunos irão aprender sobre fenômenos naturais ou antrópicos que podem afetar a composição da atmosfera e, consequentemente, a vida na Terra. Você pode utilizar exemplos práticos como a poluição do ar, o efeito estufa e a emissão de gases poluentes. É possível propor uma atividade prática em que os alunos discutem soluções para esses problemas.
Etapa 4 - Mão na massa
Proponha que, agora em pequenos grupos, os alunos criem um cartaz sobre a importância da atmosfera para a vida na Terra.Etapa 5 - Conclusão
Os alunos apresentam seus cartazes para a turma. Estimule a participação e a discussão com os alunos ao realizar uma síntese do que foi aprendido nas estações.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender que o ar é uma mistura de gases e identificar sua composição
- Identificar as camadas da atmosfera e suas características.
- Discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem afetar a composição da atmosfera e a vida na Terra.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos nas atividades práticas.
- Compreensão dos conceitos apresentados.
- Qualidade do cartaz produzido pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia de rotação por estações.
- Contextualizar o assunto e fazer perguntas para os alunos.
- Utilizar exemplos práticos para ilustrar os conceitos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades práticas.
- Discutir soluções para os problemas apresentados.
- Produzir um cartaz sobre a importância da atmosfera para a vida na Terra.