Aula sobre Camadas Da Terra

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O tema "Camadas da Terra" é de extrema importância para compreendermos a estrutura do nosso planeta. Através do estudo das camadas da Terra, os alunos serão capazes de identificar as diferentes estruturas que compõem o nosso planeta, desde a estrutura interna até a atmosfera. Além disso, é importante que os alunos entendam a relação entre as camadas da Terra e a sua influência no nosso cotidiano, como, por exemplo, a relação entre o movimento das placas tectônicas e os terremotos. Utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos terão a oportunidade de criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor iniciará a aula apresentando o tema "Camadas da Terra" e explicando a importância do estudo das camadas para compreender a estrutura do nosso planeta.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos e apresentação do desafio

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão o desafio de criar um diário de bordo para registrar as informações sobre as camadas da Terra. O diário deverá conter os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os grupos terão 20 minutos para realizar pesquisas e coletar informações sobre as camadas da Terra. Disponibilizar materiais didáticos, como livros e vídeos, para auxiliar na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo

    Com as informações coletadas, os grupos deverão criar o diário de bordo, registrando as principais características de cada camada e suas influências no nosso cotidiano.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deverá apresentar o seu diário de bordo para a turma, explicando as informações coletadas e as principais características de cada camada.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos deverão discutir em grupo sobre as informações apresentadas e tirar dúvidas sobre as camadas da Terra.

  7. Etapa 7 - Reflexão individual

    Para finalizar a aula, cada aluno deverá fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu e como pode aplicar esse conhecimento no seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
  • Estimular a pesquisa e a coleta de informações em grupo.
  • Promover a reflexão individual sobre o aprendizado e a aplicação do conhecimento no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em grupo durante a pesquisa e a criação do diário de bordo.
  • Qualidade e organização das informações registradas no diário de bordo.
  • Clareza na apresentação do diário de bordo para a turma.
  • Participação ativa na discussão em grupo sobre as camadas da Terra.
  • Reflexão individual coerente e bem elaborada sobre o aprendizado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do estudo das camadas da Terra.
  • Dividir os alunos em grupos e apresentar o desafio.
  • Disponibilizar materiais didáticos para auxiliar na pesquisa.
  • Auxiliar os grupos na criação do diário de bordo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas em grupo para coletar informações sobre as camadas da Terra.
  • Criar o diário de bordo com as informações coletadas.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma.
  • Participar ativamente das discussões em grupo sobre as camadas da Terra.
  • Fazer uma reflexão individual sobre o aprendizado e a aplicação do conhecimento no cotidiano.