Aula sobre Camadas Da Terra
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O tema "Camadas da Terra" é de extrema importância para compreendermos a estrutura do nosso planeta. Através do estudo das camadas da Terra, os alunos serão capazes de identificar as diferentes estruturas que compõem o nosso planeta, desde a estrutura interna até a atmosfera. Além disso, é importante que os alunos entendam a relação entre as camadas da Terra e a sua influência no nosso cotidiano, como, por exemplo, a relação entre o movimento das placas tectônicas e os terremotos. Utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos terão a oportunidade de criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
O professor iniciará a aula apresentando o tema "Camadas da Terra" e explicando a importância do estudo das camadas para compreender a estrutura do nosso planeta.Etapa 2 - Divisão dos grupos e apresentação do desafio
Os alunos serão divididos em grupos e receberão o desafio de criar um diário de bordo para registrar as informações sobre as camadas da Terra. O diário deverá conter os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Os grupos terão 20 minutos para realizar pesquisas e coletar informações sobre as camadas da Terra. Disponibilizar materiais didáticos, como livros e vídeos, para auxiliar na pesquisa.Etapa 4 - Criação do diário de bordo
Com as informações coletadas, os grupos deverão criar o diário de bordo, registrando as principais características de cada camada e suas influências no nosso cotidiano.Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo deverá apresentar o seu diário de bordo para a turma, explicando as informações coletadas e as principais características de cada camada.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos deverão discutir em grupo sobre as informações apresentadas e tirar dúvidas sobre as camadas da Terra.Etapa 7 - Reflexão individual
Para finalizar a aula, cada aluno deverá fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu e como pode aplicar esse conhecimento no seu cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
- Estimular a pesquisa e a coleta de informações em grupo.
- Promover a reflexão individual sobre o aprendizado e a aplicação do conhecimento no cotidiano.
Critérios de avaliação
- Participação ativa em grupo durante a pesquisa e a criação do diário de bordo.
- Qualidade e organização das informações registradas no diário de bordo.
- Clareza na apresentação do diário de bordo para a turma.
- Participação ativa na discussão em grupo sobre as camadas da Terra.
- Reflexão individual coerente e bem elaborada sobre o aprendizado.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância do estudo das camadas da Terra.
- Dividir os alunos em grupos e apresentar o desafio.
- Disponibilizar materiais didáticos para auxiliar na pesquisa.
- Auxiliar os grupos na criação do diário de bordo.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas em grupo para coletar informações sobre as camadas da Terra.
- Criar o diário de bordo com as informações coletadas.
- Apresentar o diário de bordo para a turma.
- Participar ativamente das discussões em grupo sobre as camadas da Terra.
- Fazer uma reflexão individual sobre o aprendizado e a aplicação do conhecimento no cotidiano.