Aula sobre Camadas Da Terra

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A aula sobre "Camadas da Terra" é importante para que os estudantes possam entender como o nosso planeta é estruturado e como ele funciona. É um assunto que pode ser encontrado em diversas áreas do cotidiano, como na construção de prédios, na extração de minérios e na previsão do tempo.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie a aula fazendo perguntas para os alunos sobre a Terra, como "Qual é o formato do nosso planeta?" e "Do que vocês têm mais medo: vulcões, terremotos ou tsunamis?". Essas perguntas devem ser respondidas em duplas e você deve selecionar algumas para serem respondidas em conjunto com a turma.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente as camadas da Terra, desde a estrutura interna até a atmosfera, explicando as principais características de cada uma delas. As informações podem ser apresentadas em slides, vídeos ou textos.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve escolher um tema relacionado às camadas da Terra para debater. Alguns exemplos de temas podem ser: "O que causa a formação de tsunamis?”, “O que causa a erupção de vulcões?” e “O que origina terremotos?". Modere os debates até que cada grupo chegue a um consenso baseado em argumentos e contra-argumentos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Após o debate interno, os alunos devem criar um template de avaliação por rubrica com os critérios: não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar os argumentos e contra-argumentos apresentados pelos grupos.

  5. Etapa 5 - Debate entre grupos

    Se houverem grupos com o mesmo tema, eles podem confrontar suas conclusões, mas caso cada grupo possua um tema distinto, seus pensares podem ser divulgados e indagados.

  6. Etapa 6 - Apresentação do template de avaliação por rubrica

    Cada grupo deve apresentar o seu template de avaliação por rubrica e explicar como eles avaliaram os argumentos e contra-argumentos apresentados pelos outros grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deve encerrar a aula fazendo uma síntese do que foi aprendido e como a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) pode ser aplicada em outras disciplinas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características."
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação nos debates em grupo.
  • Criação do template de avaliação por rubrica.
  • Apresentação do template de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Moderar os debates em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.
  • Fazer a síntese do conteúdo aprendido.

Ações do aluno

  • Participar dos debates em grupo.
  • Criar o template de avaliação por rubrica.
  • Apresentar o template de avaliação por rubrica.