Aula sobre Camadas Da Terra
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A aula sobre "Camadas da Terra" é importante para que os estudantes possam entender como o nosso planeta é estruturado e como ele funciona. É um assunto que pode ser encontrado em diversas áreas do cotidiano, como na construção de prédios, na extração de minérios e na previsão do tempo.
Etapa 1 - Aquecimento
Inicie a aula fazendo perguntas para os alunos sobre a Terra, como "Qual é o formato do nosso planeta?" e "Do que vocês têm mais medo: vulcões, terremotos ou tsunamis?". Essas perguntas devem ser respondidas em duplas e você deve selecionar algumas para serem respondidas em conjunto com a turma.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente as camadas da Terra, desde a estrutura interna até a atmosfera, explicando as principais características de cada uma delas. As informações podem ser apresentadas em slides, vídeos ou textos.Etapa 3 - Debate em grupo
Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve escolher um tema relacionado às camadas da Terra para debater. Alguns exemplos de temas podem ser: "O que causa a formação de tsunamis?”, “O que causa a erupção de vulcões?” e “O que origina terremotos?". Modere os debates até que cada grupo chegue a um consenso baseado em argumentos e contra-argumentos.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica
Após o debate interno, os alunos devem criar um template de avaliação por rubrica com os critérios: não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar os argumentos e contra-argumentos apresentados pelos grupos.Etapa 5 - Debate entre grupos
Se houverem grupos com o mesmo tema, eles podem confrontar suas conclusões, mas caso cada grupo possua um tema distinto, seus pensares podem ser divulgados e indagados.Etapa 6 - Apresentação do template de avaliação por rubrica
Cada grupo deve apresentar o seu template de avaliação por rubrica e explicar como eles avaliaram os argumentos e contra-argumentos apresentados pelos outros grupos.Etapa 7 - Conclusão
O professor deve encerrar a aula fazendo uma síntese do que foi aprendido e como a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) pode ser aplicada em outras disciplinas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características."
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação nos debates em grupo.
- Criação do template de avaliação por rubrica.
- Apresentação do template de avaliação por rubrica.
Ações do professor
- Moderar os debates em grupo.
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.
- Fazer a síntese do conteúdo aprendido.
Ações do aluno
- Participar dos debates em grupo.
- Criar o template de avaliação por rubrica.
- Apresentar o template de avaliação por rubrica.