Aula sobre Camadas Da Terra
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, vamos falar sobre as camadas da Terra, desde a sua estrutura interna até a atmosfera. Vamos explorar as principais características de cada camada e como elas influenciam a vida no planeta. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os alunos serão os protagonistas do aprendizado. Para isso, iremos utilizar a ferramenta Dinâmica dos 3 Qs, onde os alunos irão criar um template com os campos Que bom, Que pena e Que tal, para avaliar a atividade realizada.
Etapa 1 - Preparação
Enviará aos alunos o filme “Viagem ao centro da terra”. Os alunos deverão assistir ou ler o material e anotar o que acham ser real no filme e o que não exite, bem como as dúvidas e curiosidades que surgirem.Etapa 2 - Discussão em grupo
Em sala de aula, os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir as dúvidas e curiosidades que anotaram. Cada grupo deverá eleger um representante para apresentar as principais questões para a turma.Etapa 3 - Apresentação dos representantes
Os representantes de cada grupo deverão apresentar as principais questões para a turma e para que sejam respondidas por você.Etapa 4 - Atividade prática
Distribua um material de apoio para os alunos, com imagens e informações sobre as camadas da Terra. Então, os alunos criarão um template comparando o filme com a realidade.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu template para a turma, explicando as principais características de cada camada da Terra e as avaliações realizadas.Etapa 6 - Discussão final
Conduza uma discussão final sobre as principais características das camadas da Terra e como elas influenciam a vida no planeta. Os alunos poderão utilizar as informações dos templates para enriquecer a discussão.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os alunos com base nos critérios estabelecidos na
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações
- Estimular a participação e o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem
- Desenvolver a habilidade de avaliação crítica e reflexiva sobre a atividade realizada
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo
- Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs de forma clara e organizada
- Apresentação do template com as principais características de cada camada da Terra e as avaliações realizadas
- Participação na discussão final
- Reflexão crítica sobre a atividade realizada
Ações do professor
- Selecionar e enviar materiais de apoio para os alunos
- Conduzir a discussão em grupo e a discussão final
- Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos
Ações do aluno
- Assistir ou ler o material de apoio enviado pelo professor
- Participar ativamente da discussão em grupo
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs
- Apresentar o template para a turma
- Participar da discussão final e da reflexão crítica sobre a atividade realizada.