Aula sobre Camadas Da Terra

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos falar sobre as camadas da Terra, desde a sua estrutura interna até a atmosfera. Vamos explorar as principais características de cada camada e como elas influenciam a vida no planeta. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os alunos serão os protagonistas do aprendizado. Para isso, iremos utilizar a ferramenta Dinâmica dos 3 Qs, onde os alunos irão criar um template com os campos Que bom, Que pena e Que tal, para avaliar a atividade realizada.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Enviará aos alunos o filme “Viagem ao centro da terra”. Os alunos deverão assistir ou ler o material e anotar o que acham ser real no filme e o que não exite, bem como as dúvidas e curiosidades que surgirem.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Em sala de aula, os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir as dúvidas e curiosidades que anotaram. Cada grupo deverá eleger um representante para apresentar as principais questões para a turma.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos representantes

    Os representantes de cada grupo deverão apresentar as principais questões para a turma e para que sejam respondidas por você.

  4. Etapa 4 - Atividade prática

    Distribua um material de apoio para os alunos, com imagens e informações sobre as camadas da Terra. Então, os alunos criarão um template comparando o filme com a realidade.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template para a turma, explicando as principais características de cada camada da Terra e as avaliações realizadas.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Conduza uma discussão final sobre as principais características das camadas da Terra e como elas influenciam a vida no planeta. Os alunos poderão utilizar as informações dos templates para enriquecer a discussão.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos com base nos critérios estabelecidos na

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações
  • Estimular a participação e o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica e reflexiva sobre a atividade realizada

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo
  • Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs de forma clara e organizada
  • Apresentação do template com as principais características de cada camada da Terra e as avaliações realizadas
  • Participação na discussão final
  • Reflexão crítica sobre a atividade realizada

Ações do professor

  • Selecionar e enviar materiais de apoio para os alunos
  • Conduzir a discussão em grupo e a discussão final
  • Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos

Ações do aluno

  • Assistir ou ler o material de apoio enviado pelo professor
  • Participar ativamente da discussão em grupo
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs
  • Apresentar o template para a turma
  • Participar da discussão final e da reflexão crítica sobre a atividade realizada.