Câmara escura

Você gosta de tirar fotos? Vamos aprender sobre a Câmara Escura, um dos processos fotográficos mais antigos da história. E tem mais: vamos aprender como fazer uma! Vem conferir essa aula de Arte!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Observe a imagem e selecione a alternativa com o nome do experimento que põe um dispositivo fotográfico em uma caixa com um pequeno furo em uma das suas paredes pra emitir luz e projetar uma imagem invertida:

    A) Câmera escura.

    B) Câmera fotográfica.

    C) Camerata.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Aprendizagem Entre Pares:

    A câmara escura é um dispositivo óptico que foi utilizado por artistas e cientistas desde o século XVI para projetar imagens. É um precursor da fotografia e do cinema e é um exemplo de como a arte e a ciência se relacionam. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a câmara escura e como ela pode ser usada para criar imagens. Eles também usarão a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares para criar um mapa conceitual sobre o tema, o que irá ajudá-los a entender melhor as diferentes partes da câmara escura e como elas funcionam juntas.
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  4. 4. Ensino Híbrido:

    A câmara escura é um dispositivo óptico que permite a projeção de imagens invertidas em uma superfície. Ela é utilizada desde a antiguidade para a observação do sol e da lua, e foi a base para o desenvolvimento da fotografia. Hoje em dia, a câmara escura é utilizada em diversas áreas, como na produção de filmes, na criação de efeitos visuais e na arte. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a câmara escura e como ela pode ser utilizada na produção de imagens. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.
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  5. 5. Design Thinking:

    A câmara escura é um dispositivo que utiliza a propriedade da luz de se propagar em linha reta para criar imagens em uma superfície plana. Ela foi utilizada por artistas como Leonardo da Vinci e Vermeer para auxiliar na criação de suas obras. Hoje em dia, a câmara escura é utilizada em diversas áreas, como na fotografia e no cinema. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a câmara escura e como ela é utilizada nas artes visuais, além de desenvolver habilidades em Design Thinking por meio da criação de um mapa de empatia.
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  6. 6. Rotação por estações:

    A câmara escura é um dispositivo óptico que permite a projeção de imagens em uma superfície plana, como uma parede ou tela. É uma técnica utilizada desde a antiguidade para a criação de imagens, e que teve grande importância no desenvolvimento da fotografia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a câmara escura e como ela funciona, além de explorar a relação entre as linguagens das artes visuais e audiovisuais. Para isso, serão divididos em três grupos, cada um responsável por uma estação com atividades diferentes.
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  7. 7. Sala de Aula Invertida:

    A câmara escura é um dispositivo óptico que permite a projeção de imagens em uma superfície plana. Ela foi utilizada pelos artistas renascentistas como uma ferramenta para a criação de pinturas realistas. Hoje em dia, a câmara escura é utilizada na fotografia e no cinema. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a história da câmara escura, como ela funciona e como ela pode ser utilizada na arte. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
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  8. 8. Gamificação:

    A câmara escura é um dispositivo óptico que permite a projeção de imagens invertidas em uma parede ou superfície plana. Esse conceito é utilizado em diversas áreas, como a fotografia, o cinema e a televisão. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a câmara escura e como ela é utilizada na produção de imagens. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro de um jogo sobre a câmara escura.
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