Aula sobre Camara Escura

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A câmara escura é um dispositivo óptico que foi utilizado por artistas e cientistas desde o século XVI para projetar imagens. É um precursor da fotografia e do cinema e é um exemplo de como a arte e a ciência se relacionam. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a câmara escura e como ela pode ser usada para criar imagens. Eles também usarão a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares para criar um mapa conceitual sobre o tema, o que irá ajudá-los a entender melhor as diferentes partes da câmara escura e como elas funcionam juntas.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, introduza o tema da câmara escura e explique como ela funciona. Mostre também exemplos de câmaras escuras, como as que são usadas em salas de cinema.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos de 4-5 pessoas e discutirão o que eles já sabem sobre a câmara escura e como ela pode ser usada para criar imagens. Cada grupo deve ter um líder que irá anotar as ideias principais.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual (40 minutos)

    Cada grupo criará um mapa conceitual sobre a câmara escura, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles devem usar as ideias discutidas na etapa anterior e pesquisar mais informações, se necessário.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais (30 minutos)

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando como as diferentes partes da câmara escura funcionam juntas para criar uma imagem.

  5. Etapa 5 - Atividade prática (30 minutos)

    Os alunos irão criar sua própria câmara escura usando uma caixa de sapatos, papel alumínio e um alfinete. Eles devem experimentar com diferentes tamanhos de buracos e distâncias para ver como isso afeta a imagem projetada.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos discutirão como a câmara escura pode ser usada em outras áreas, como na medicina ou na astronomia.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e incentive os alunos a continuarem explorando a câmara escura em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais etc.
  • Estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e de se comunicar de forma clara e eficaz.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual criado.
  • Criatividade e eficácia na criação da câmara escura.
  • Clareza e eficácia na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão final.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e interessante.
  • Facilitar a discussão em grupo e fornecer feedback construtivo.
  • Apoiar os alunos na criação do mapa conceitual e na atividade prática.
  • Estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos.
  • Fornecer uma conclusão clara e eficaz sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um mapa conceitual claro e eficaz.
  • Criar uma câmara escura criativa e eficaz.
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e eficaz.
  • Participar ativamente da discussão final.