Aula sobre Camara Escura

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A câmara escura é um dispositivo que utiliza a propriedade da luz de se propagar em linha reta para criar imagens em uma superfície plana. Ela foi utilizada por artistas como Leonardo da Vinci e Vermeer para auxiliar na criação de suas obras. Hoje em dia, a câmara escura é utilizada em diversas áreas, como na fotografia e no cinema. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a câmara escura e como ela é utilizada nas artes visuais, além de desenvolver habilidades em Design Thinking por meio da criação de um mapa de empatia.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, inicie a aula apresentando a câmara escura e sua história, além de mostrar exemplos de como ela é utilizada atualmente na fotografia e no cinema.

  2. Etapa 2 - Experimentação da câmara escura (40 minutos)

    Os alunos irão construir sua própria câmara escura utilizando materiais simples, como uma caixa de sapato e papel alumínio. Em seguida, eles irão experimentar a câmara escura, observando como a imagem é projetada na parede ou em uma folha de papel.

  3. Etapa 3 - Criação de imagens (45 minutos)

    Com a câmara escura, os alunos irão criar suas próprias imagens, utilizando objetos e luzes diferentes para experimentar os efeitos que a câmara escura pode produzir.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos irão compartilhar suas imagens e discutir como a câmara escura pode ser utilizada na criação de obras de arte, como a pintura e a fotografia.

  5. Etapa 5 - Reflexão (20 minutos)

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em outras atividades.

  6. Etapa 6 - Encerramento (5 minutos)

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem explorando a câmara escura em suas atividades artísticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de situações em que as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas e musicais.
  • Estimular a criatividade e a experimentação dos alunos na criação de imagens utilizando a câmara escura.
  • Desenvolver habilidades em Design Thinking por meio da criação de um mapa de empatia.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade das imagens criadas pelos alunos.
  • Compreensão dos conceitos apresentados na aula.

Ações do professor

  • Apresentar a câmara escura e sua história.
  • Auxiliar os alunos na construção da câmara escura.
  • Estimular a criatividade e a experimentação dos alunos na criação de imagens.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia.
  • Construir sua própria câmara escura.
  • Criar imagens utilizando a câmara escura.