Aula sobre Camara Escura

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A câmara escura é um dispositivo óptico que permite a projeção de imagens invertidas em uma superfície. Ela é utilizada desde a antiguidade para a observação do sol e da lua, e foi a base para o desenvolvimento da fotografia. Hoje em dia, a câmara escura é utilizada em diversas áreas, como na produção de filmes, na criação de efeitos visuais e na arte. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a câmara escura e como ela pode ser utilizada na produção de imagens. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente previamente o tema aos alunos e oriente-os a realizarem uma pesquisa sobre a câmara escura, seu funcionamento e sua história. Eles devem chegar para a aula já com essa pesquisa realizada. Na sala, proponha uma roda de conversa para que eles compartilhem suas descobertas e aproveite para mostrar exemplos de imagens produzidas com a câmara escura, como fotografias e filmes.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos irão se dividir em grupos e discutir sobre as possibilidades de uso da câmara escura na produção de imagens. Disponibilize algumas questões para orientar a discussão, como "Como a câmara escura pode ser utilizada na produção de filmes?" e "Como a câmara escura pode ser utilizada na produção de fotografias?"

  3. Etapa 3 - Criação do template de registro de aprendizagem (20 minutos)

    Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out. Disponibilize um modelo para orientar a criação do template.

  4. Etapa 4 - Produção de imagens com a câmara escura (60 minutos)

    Os alunos irão produzir imagens utilizando a câmara escura. Disponibilize materiais como caixas de papelão, papel fotográfico e fita adesiva para a construção das câmaras escuras. Os alunos irão registrar o processo de produção das imagens no template de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Apresentação das imagens (20 minutos)

    Os alunos irão apresentar as imagens produzidas com a câmara escura para a turma. Incentive a discussão sobre as imagens e como elas foram produzidas.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual (10 minutos)

    Os alunos irão refletir individualmente sobre o que aprenderam na aula e registrar no template de registro de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando a câmara escura.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de situações em que as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais etc.
  • Estimular a criatividade e a experimentação na produção de imagens.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo e a comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Produção de imagens com a câmara escura.
  • Apresentação das imagens produzidas.
  • Reflexão individual sobre o que foi aprendido na aula.
  • Uso adequado do template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar a câmara escura e explicar seu funcionamento e história.
  • Fornecer materiais para a construção das câmaras escuras.
  • Orientar a criação do template de registro de aprendizagem.
  • Incentivar a discussão em grupo e a comunicação oral.
  • Estimular a reflexão individual sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Produzir imagens com a câmara escura.
  • Apresentar as imagens produzidas para a turma.
  • Refletir individualmente sobre o que foi aprendido na aula.
  • Utilizar adequadamente o template de registro de aprendizagem.