Aula sobre Camara Escura
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)
Apresente o tema e explique o que é a câmara escura, como ela funciona e sua importância na história da fotografia. Compartilhe exemplos de imagens criadas com a técnica.Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)
Organize a turma em três grupos e a sala de aula em três estações, de forma que cada grupo ocupe uma. Oriente que eles deverão ficar 30 minutos na estação, realizando a atividade proposta e que, quando o tempo finalizar, deverão seguir para a estação seguinte.Estação 1 - Construção da câmara escura (30 minutos)
Os alunos irão construir sua própria câmara escura utilizando uma caixa de papelão, papel vegetal e fita adesiva. Disponibilize o material necessário e orientar os alunos na construção.
Estação 2 - Projeção de imagens (30 minutos)
Os alunos irão utilizar a câmara escura que construíram para projetar imagens em uma parede ou tela. Compartilhe imagens para serem projetadas e oriente os alunos na utilização da câmara.
Estação 3 - Análise de imagens (30 minutos)
Os alunos irão analisar as imagens projetadas e identificar as características da linguagem visual utilizada. Oriente-os alunos na análise das imagens e na identificação das características.
Etapa 3 - Discussão em grupo (20 minutos)
Os alunos irão se reunir em grupo para discutir as características da linguagem visual identificadas na análise das imagens e como elas se relacionam com outras linguagens, como a linguagem audiovisual.Etapa 4 - Apresentação dos resultados (20 minutos)
Cada grupo irá apresentar os resultados da sua estação para a turma, mostrando a câmara escura construída, as imagens projetadas e as características da linguagem visual identificadas.Etapa 5 - Reflexão final (10 minutos)
Conduza uma reflexão final sobre a importância da câmara escura na história da fotografia e como a análise das imagens pode contribuir para o desenvolvimento da habilidade de análise de linguagens visuais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise de linguagens visuais.
- Explorar a relação entre as linguagens das artes visuais e audiovisuais.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Construção da câmara escura de forma adequada.
- Identificação correta das características da linguagem visual nas imagens projetadas.
- Contribuição para a discussão em grupo.
- Apresentação clara e objetiva dos resultados da estação.
Ações do professor
- Apresentar o tema e orientar os alunos na construção da câmara escura.
- Fornecer imagens para serem projetadas e orientar os alunos na análise das imagens.
- Conduzir a discussão em grupo e a reflexão final.
- Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Construir a câmara escura de forma adequada.
- Identificar corretamente as características da linguagem visual nas imagens projetadas.
- Contribuir para a discussão em grupo.
- Apresentar claramente os resultados da estação.