Aula sobre Camara Escura

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A câmara escura é um dispositivo óptico que permite a projeção de imagens em uma superfície plana, como uma parede ou tela. É uma técnica utilizada desde a antiguidade para a criação de imagens, e que teve grande importância no desenvolvimento da fotografia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a câmara escura e como ela funciona, além de explorar a relação entre as linguagens das artes visuais e audiovisuais. Para isso, serão divididos em três grupos, cada um responsável por uma estação com atividades diferentes.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Apresente o tema e explique o que é a câmara escura, como ela funciona e sua importância na história da fotografia. Compartilhe exemplos de imagens criadas com a técnica.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)

    Organize a turma em três grupos e a sala de aula em três estações, de forma que cada grupo ocupe uma. Oriente que eles deverão ficar 30 minutos na estação, realizando a atividade proposta e que, quando o tempo finalizar, deverão seguir para a estação seguinte.

    Estação 1 - Construção da câmara escura (30 minutos)

    Os alunos irão construir sua própria câmara escura utilizando uma caixa de papelão, papel vegetal e fita adesiva. Disponibilize o material necessário e orientar os alunos na construção.

    Estação 2 - Projeção de imagens (30 minutos)

    Os alunos irão utilizar a câmara escura que construíram para projetar imagens em uma parede ou tela. Compartilhe imagens para serem projetadas e oriente os alunos na utilização da câmara.

    Estação 3 - Análise de imagens (30 minutos)

    Os alunos irão analisar as imagens projetadas e identificar as características da linguagem visual utilizada. Oriente-os alunos na análise das imagens e na identificação das características.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos irão se reunir em grupo para discutir as características da linguagem visual identificadas na análise das imagens e como elas se relacionam com outras linguagens, como a linguagem audiovisual.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados (20 minutos)

    Cada grupo irá apresentar os resultados da sua estação para a turma, mostrando a câmara escura construída, as imagens projetadas e as características da linguagem visual identificadas.

  5. Etapa 5 - Reflexão final (10 minutos)

    Conduza uma reflexão final sobre a importância da câmara escura na história da fotografia e como a análise das imagens pode contribuir para o desenvolvimento da habilidade de análise de linguagens visuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de linguagens visuais.
  • Explorar a relação entre as linguagens das artes visuais e audiovisuais.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Construção da câmara escura de forma adequada.
  • Identificação correta das características da linguagem visual nas imagens projetadas.
  • Contribuição para a discussão em grupo.
  • Apresentação clara e objetiva dos resultados da estação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e orientar os alunos na construção da câmara escura.
  • Fornecer imagens para serem projetadas e orientar os alunos na análise das imagens.
  • Conduzir a discussão em grupo e a reflexão final.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Construir a câmara escura de forma adequada.
  • Identificar corretamente as características da linguagem visual nas imagens projetadas.
  • Contribuir para a discussão em grupo.
  • Apresentar claramente os resultados da estação.