Aula sobre Camara Escura
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A câmara escura é um dispositivo óptico que permite a projeção de imagens em uma superfície plana. Ela foi utilizada pelos artistas renascentistas como uma ferramenta para a criação de pinturas realistas. Hoje em dia, a câmara escura é utilizada na fotografia e no cinema. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a história da câmara escura, como ela funciona e como ela pode ser utilizada na arte. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, faça uma introdução sobre a câmara escura e sua importância na história da arte. Ele poderá mostrar exemplos de pinturas renascentistas que foram criadas com o auxílio da câmara escura.Etapa 2 - Vídeo explicativo (20 minutos)
Os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre a câmara escura. O vídeo deverá explicar como a câmara escura funciona e como ela pode ser utilizada na arte.Etapa 3 - Discussão em grupo (30 minutos)
Os alunos serão divididos em grupos e discutirão sobre as possibilidades de uso da câmara escura na arte. Eles deverão pensar em exemplos de como a câmara escura pode ser utilizada na pintura, na fotografia e no cinema.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs (30 minutos)
Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: “que bom”. “que pena” e “que tal”. Eles deverão utilizar esse template para avaliar a atividade.Etapa 5 - Apresentação dos exemplos (30 minutos)
Cada grupo apresentará seus exemplos de como a câmara escura pode ser utilizada na arte. Os alunos poderão utilizar imagens, vídeos ou outros recursos para ilustrar suas ideias.Etapa 6 - Avaliação (20 minutos)
Os alunos utilizarão o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Eles deverão preencher os campos Que bom, Que pena e Que tal e entregar ao professor.Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)
Professor, faça uma conclusão sobre a importância da câmara escura na arte e como ela pode ser utilizada como uma ferramenta para a criação de imagens realistas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais etc.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade dos exemplos apresentados.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Clareza e objetividade na apresentação dos exemplos.
- Participação na avaliação da atividade.
Ações do professor
- Preparar o vídeo explicativo sobre a câmara escura.
- Dividir os alunos em grupos para a discussão.
- Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Avaliar a atividade com base nos critérios estabelecidos.
- Fazer uma conclusão sobre a importância da câmara escura na arte.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar exemplos de como a câmara escura pode ser utilizada na arte.
- Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Apresentar seus exemplos de forma clara e objetiva.
- Participar da avaliação da atividade.