Aula sobre Canudos E Contestado

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Este momento tem como objetivo apresentar aos alunos a história desses dois movimentos sociais que ocorreram no Brasil no final do século XIX e início do século XX. Contextualize o assunto, explicando o contexto histórico, social e político da época, bem como as causas e consequências desses movimentos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia ativa Gamificação que será utilizada. Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo deve escolher um líder.

  2. Etapa 2 - Definição das regras do jogo

    Explique as regras do jogo de tabuleiro que será criado pelos alunos. Cada grupo deve criar um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações. O objetivo do jogo é percorrer o tabuleiro respondendo perguntas sobre Canudos e Contestado e realizando ações que representam os desafios enfrentados pelos movimentos sociais.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre Canudos e Contestado, buscando informações sobre as causas, consequências, personagens históricos, batalhas e curiosidades. Oriente os alunos na pesquisa e forneça materiais didáticos como livros, revistas e jornais.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Com base nas informações pesquisadas, cada grupo deve criar o seu jogo de tabuleiro, definindo as perguntas e ações que serão realizadas pelos jogadores. Acompanhe o processo de criação e oriente os alunos na elaboração do jogo.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Cada grupo deve testar o seu jogo com os colegas de sala, verificando se as regras estão claras e se as perguntas e ações estão adequadas ao tema.

  6. Etapa 6 - Jogo em sala de aula

    Os jogos criados pelos grupos devem ser utilizados em sala de aula, com cada grupo apresentando o seu jogo para os colegas. Acompanhe o jogo e avalie o desempenho dos alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Ao final, avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas. Os alunos devem ser incentivados a avaliar o seu próprio desempenho e o dos colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de elaborar jogos educativos.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos na pesquisa e criação do jogo.
  • Clareza das regras e das perguntas e ações do jogo.
  • Desempenho dos alunos durante o jogo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e criação do jogo.
  • Acompanhar o processo de criação e testagem do jogo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre Canudos e Contestado.
  • Criar o jogo de tabuleiro com perguntas e ações.
  • Participar ativamente do jogo e avaliar o desempenho dos colegas.