Aula sobre Canudos E Contestado
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Este momento tem como objetivo apresentar aos alunos a história desses dois movimentos sociais que ocorreram no Brasil no final do século XIX e início do século XX. Contextualize o assunto, explicando o contexto histórico, social e político da época, bem como as causas e consequências desses movimentos.
Etapa 1 - Divisão da turma
Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema e os subtópicos que serão debatidos pelos grupos.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre o tema e os subtópicos. Disponibilize materiais didáticos como livros e revistas que possam ser utilizados pelos alunos na pesquisa.Etapa 4 - Organização
Os alunos que fazem parte dos grupos defensor e opositor devem preparar os argumentos.Etapa 5 - Realização do debate
Neste momento os alunos que fazem parte dos grupos defensor e opositor irão apresentar suas argumentações com a banca julgadora avaliando os argumentos apresentados pelos grupos.Etapa 6 - Discussão
Os alunos deverão discutir em grupo sobre as conclusões do debate e as principais aprendizagens.Etapa 7 - Avaliação
Ao final, avalie a atividade juntamente com os alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.
- Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade crítica e argumentativa dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante todo o processo.
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Capacidade de escuta e respeito às opiniões dos colegas.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa e estudo do tema.
- Mediar o debate, garantindo que todos os grupos tenham oportunidade de apresentar seus argumentos.
- Estimular a reflexão e a discussão em grupo sobre as conclusões do debate.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa e estudo do tema e dos subtópicos.
- Preparar os argumentos para apresentar durante o debate.
- Participar ativamente do debate e da discussão em grupo sobre as conclusões.