Aula sobre Canudos E Contestado

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Este momento tem como objetivo apresentar aos alunos a história desses dois movimentos sociais que ocorreram no Brasil no final do século XIX e início do século XX. Contextualize o assunto, explicando o contexto histórico, social e político da época, bem como as causas e consequências desses movimentos.

  1. Etapa 1 - Divisão da turma

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e os subtópicos que serão debatidos pelos grupos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre o tema e os subtópicos. Disponibilize materiais didáticos como livros e revistas que possam ser utilizados pelos alunos na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Organização

    Os alunos que fazem parte dos grupos defensor e opositor devem preparar os argumentos.

  5. Etapa 5 - Realização do debate

    Neste momento os alunos que fazem parte dos grupos defensor e opositor irão apresentar suas argumentações com a banca julgadora avaliando os argumentos apresentados pelos grupos.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Os alunos deverão discutir em grupo sobre as conclusões do debate e as principais aprendizagens.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Ao final, avalie a atividade juntamente com os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade crítica e argumentativa dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todo o processo.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Capacidade de escuta e respeito às opiniões dos colegas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e estudo do tema.
  • Mediar o debate, garantindo que todos os grupos tenham oportunidade de apresentar seus argumentos.
  • Estimular a reflexão e a discussão em grupo sobre as conclusões do debate.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa e estudo do tema e dos subtópicos.
  • Preparar os argumentos para apresentar durante o debate.
  • Participar ativamente do debate e da discussão em grupo sobre as conclusões.