Aula sobre Canudos E Contestado

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Esse momento é importante para que os alunos compreendam a história do Brasil no período da República Velha, que foi marcado por conflitos sociais e políticos. Canudos e Contestado foram movimentos sociais que ocorreram em regiões diferentes do país, mas que tiveram em comum a luta contra a opressão e a exploração. Através da análise desses movimentos, os alunos poderão compreender melhor a história do Brasil e refletir sobre a importância da luta por direitos e justiça social.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione materiais didáticos que possam ser utilizados na aula, como livros, revistas, jornais, mapas, imagens, etc. Além disso, prepare um roteiro para a atividade, explicando as etapas e os objetivos da aula.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema contextualizando os movimentos de Canudos e Contestado, explicando as causas e as consequências desses conflitos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre os movimentos de Canudos e Contestado, utilizando os materiais disponíveis. O objetivo é que eles possam aprofundar o conhecimento sobre o tema e encontrar informações relevantes para a criação do mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Discussão

    Os alunos deverão discutir em grupo as informações encontradas na pesquisa e selecionar as mais relevantes para a criação do mapa conceitual. Oriente a discussão e esclareça dúvidas.

  5. Etapa 5 - Mapa Conceitual

    Os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deverá ser criado em grupo, utilizando materiais diversos.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os grupos deverão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Avalie a apresentação e esclareça dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de apresentar ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade.
  • Qualidade do mapa conceitual criado.
  • Clareza e objetividade na apresentação.

Ações do professor

  • Selecionar materiais relevantes para a atividade.
  • Orientar a criação do mapa conceitual e esclarecer dúvidas.
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade do trabalho apresentado.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar criticamente as informações encontradas.
  • Trabalhar em grupo na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar as ideias de forma clara e objetiva.