Capitanias e suas bases econômicas
Nessa aula de História vamos descobrir o que eram as Capitanias Hereditárias. Caderno e caneta na mão, e bons estudos!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
O que eram as Capitanias Hereditárias?
Atividade completaA)
As primeiras divisões administrativas e territoriais da América portuguesa. Eram 15 pedaços de terra que tinham como objetivo a exploração e a ocupação.B) Uma forma de governo que Portugal fez com o Brasil. Como era distante, a metrópole encarregou os vice-reis de vigiarem e administrarem o território.
C) Faixas de terra que tinham como objetivo a exploração e a ocupação do território. A administração desses espaços era feita pela Igreja.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Design Sprint:
Vamos estudar as Capitanias Hereditárias e suas bases econômicas. As Capitanias foram uma forma de organização territorial do Brasil durante o período colonial, em que o rei de Portugal dividia o território em lotes e os entregava a particulares, chamados de capitães donatários. Cada capitão donatário tinha a responsabilidade de administrar sua capitania, explorando seus recursos naturais e desenvolvendo a economia local. Vamos entender como funcionava essa organização e como ela influenciou a formação histórico-geográfica do território brasileiro. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo de cinco etapas para solucionar problemas e desenvolver projetos de forma colaborativa e criativa.Atividade completa4. Design Thinking:
Os alunos irão aprender sobre as Capitanias e suas bases econômicas na América portuguesa. Contextualize o tema apresentando exemplos de como a economia brasileira é influenciada até hoje pelas atividades econômicas desenvolvidas no período colonial. Por exemplo, a produção de açúcar e a exploração de minérios foram atividades econômicas importantes na época das Capitanias e ainda hoje são relevantes para a economia brasileira. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que irá estimular a criatividade e a empatia dos alunos.Atividade completa5. Gamificação:
Vamos estudar sobre as Capitanias e suas bases econômicas. As Capitanias foram uma forma de organização territorial utilizada pelos portugueses no Brasil colonial. Cada Capitania era administrada por um Capitão-Mor, que tinha como objetivo explorar a região e extrair riquezas para a Coroa Portuguesa. As bases econômicas das Capitanias variavam de acordo com a região, podendo ser a extração de pau-brasil, a criação de gado, a produção de açúcar, entre outras atividades. Para tornar o momento mais envolvente e didático, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso.Atividade completa6. Modelo de Debate Crítico (MDC):
Vamos estudar sobre as Capitanias e suas bases econômicas na América portuguesa. As Capitanias foram uma forma de organização territorial adotada pelos portugueses no Brasil colonial. Cada Capitania era administrada por um donatário, que tinha o direito de explorar as riquezas da região e cobrar impostos dos moradores. Vamos entender como funcionava essa organização e como ela influenciou a economia da época. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa7. Rotação por estações:
Vamos estudar sobre as Capitanias e suas bases econômicas na América portuguesa. As Capitanias foram uma forma de organização territorial utilizada pelos portugueses no Brasil colonial. Cada Capitania era administrada por um donatário, que tinha o direito de explorar as riquezas da região e cobrar impostos dos moradores. Vamos entender como funcionava essa organização e quais foram as principais atividades econômicas desenvolvidas em cada Capitania. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e todos os grupos irão vivenciar as experiências de cada estação. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos.Atividade completa8. Sala de Aula Invertida:
Vamos estudar sobre as Capitanias e suas bases econômicas. As Capitanias foram uma forma de organização territorial utilizada pelos portugueses durante o período colonial no Brasil. Cada Capitania era administrada por um Capitão-Mor, que tinha como objetivo explorar a região e extrair riquezas para a Coroa Portuguesa. As bases econômicas das Capitanias variavam de acordo com as características geográficas e climáticas de cada região, como a cana-de-açúcar em Pernambuco e a mineração em Minas Gerais. Para tornar o momento mais envolvente e didático, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: