Aula sobre Capitanias Bases Economicas
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Vamos estudar as Capitanias Hereditárias e suas bases econômicas. As Capitanias foram uma forma de organização territorial do Brasil durante o período colonial, em que o rei de Portugal dividia o território em lotes e os entregava a particulares, chamados de capitães donatários. Cada capitão donatário tinha a responsabilidade de administrar sua capitania, explorando seus recursos naturais e desenvolvendo a economia local. Vamos entender como funcionava essa organização e como ela influenciou a formação histórico-geográfica do território brasileiro. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo de cinco etapas para solucionar problemas e desenvolver projetos de forma colaborativa e criativa.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema e contextualize as Capitanias Hereditárias, explicando como funcionava a organização territorial do Brasil durante o período colonial. Em seguida, os alunos irão pesquisar sobre as Capitanias e suas bases econômicas, utilizando fontes como livros didáticos, enciclopédias e sites confiáveis.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão criar um mapa mental sobre as Capitanias Hereditárias e suas bases econômicas, destacando as principais características de cada uma delas. Em seguida, irão compartilhar suas ideias em grupos e discutir as semelhanças e diferenças entre as Capitanias.Etapa 3 - Decidir
Os grupos irão escolher uma Capitania para estudar mais a fundo e desenvolver um projeto de exploração econômica. Para isso, irão pesquisar sobre os recursos naturais da região, as possibilidades de comércio e as demandas do mercado.Etapa 4 - Prototipar
Com base nas informações coletadas, os grupos irão criar um projeto de exploração econômica para a Capitania escolhida. Eles deverão apresentar um plano de negócios, com estratégias de produção, distribuição e venda dos produtos.Etapa 5 - Testar
Os grupos irão apresentar seus projetos para a turma e receber feedbacks. Eles deverão avaliar as sugestões recebidas e fazer ajustes em seus projetos, se necessário.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise histórica por meio de mapas históricos.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de pesquisa e seleção de fontes confiáveis.
- Estimular a capacidade de planejamento e tomada de decisão.
- Desenvolver a capacidade de apresentação e argumentação.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade das pesquisas realizadas.
- Criatividade e originalidade dos projetos desenvolvidos.
- Coerência e consistência dos planos de negócios apresentados.
- Capacidade de apresentação e argumentação.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar as Capitanias Hereditárias.
- Orientar os alunos na pesquisa e seleção de fontes confiáveis.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Avaliar os projetos desenvolvidos pelos grupos.
- Fornecer feedbacks construtivos aos alunos.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas sobre as Capitanias Hereditárias e suas bases econômicas.
- Criar um mapa mental sobre as Capitanias e discutir em grupo.
- Escolher uma Capitania para estudar mais a fundo e desenvolver um projeto de exploração econômica.
- Criar um plano de negócios para a Capitania escolhida.
- Apresentar o projeto para a turma e receber feedbacks dos colegas e do professor.