Aula sobre Capitanias Bases Economicas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Vamos estudar as Capitanias Hereditárias e suas bases econômicas. As Capitanias foram uma forma de organização territorial do Brasil durante o período colonial, em que o rei de Portugal dividia o território em lotes e os entregava a particulares, chamados de capitães donatários. Cada capitão donatário tinha a responsabilidade de administrar sua capitania, explorando seus recursos naturais e desenvolvendo a economia local. Vamos entender como funcionava essa organização e como ela influenciou a formação histórico-geográfica do território brasileiro. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo de cinco etapas para solucionar problemas e desenvolver projetos de forma colaborativa e criativa.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema e contextualize as Capitanias Hereditárias, explicando como funcionava a organização territorial do Brasil durante o período colonial. Em seguida, os alunos irão pesquisar sobre as Capitanias e suas bases econômicas, utilizando fontes como livros didáticos, enciclopédias e sites confiáveis.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental sobre as Capitanias Hereditárias e suas bases econômicas, destacando as principais características de cada uma delas. Em seguida, irão compartilhar suas ideias em grupos e discutir as semelhanças e diferenças entre as Capitanias.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos irão escolher uma Capitania para estudar mais a fundo e desenvolver um projeto de exploração econômica. Para isso, irão pesquisar sobre os recursos naturais da região, as possibilidades de comércio e as demandas do mercado.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base nas informações coletadas, os grupos irão criar um projeto de exploração econômica para a Capitania escolhida. Eles deverão apresentar um plano de negócios, com estratégias de produção, distribuição e venda dos produtos.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus projetos para a turma e receber feedbacks. Eles deverão avaliar as sugestões recebidas e fazer ajustes em seus projetos, se necessário.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise histórica por meio de mapas históricos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e seleção de fontes confiáveis.
  • Estimular a capacidade de planejamento e tomada de decisão.
  • Desenvolver a capacidade de apresentação e argumentação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas realizadas.
  • Criatividade e originalidade dos projetos desenvolvidos.
  • Coerência e consistência dos planos de negócios apresentados.
  • Capacidade de apresentação e argumentação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar as Capitanias Hereditárias.
  • Orientar os alunos na pesquisa e seleção de fontes confiáveis.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Avaliar os projetos desenvolvidos pelos grupos.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre as Capitanias Hereditárias e suas bases econômicas.
  • Criar um mapa mental sobre as Capitanias e discutir em grupo.
  • Escolher uma Capitania para estudar mais a fundo e desenvolver um projeto de exploração econômica.
  • Criar um plano de negócios para a Capitania escolhida.
  • Apresentar o projeto para a turma e receber feedbacks dos colegas e do professor.