Aula sobre Capitanias Bases Economicas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os alunos irão aprender sobre as Capitanias e suas bases econômicas na América portuguesa. Contextualize o tema apresentando exemplos de como a economia brasileira é influenciada até hoje pelas atividades econômicas desenvolvidas no período colonial. Por exemplo, a produção de açúcar e a exploração de minérios foram atividades econômicas importantes na época das Capitanias e ainda hoje são relevantes para a economia brasileira. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que irá estimular a criatividade e a empatia dos alunos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia Design Thinking. Em seguida, os alunos irão criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre as Capitanias e suas bases econômicas, utilizando livros didáticos e materiais disponíveis na internet. Forneça algumas fontes de pesquisa para os alunos.

  3. Etapa 3 - Análise

    Os alunos irão analisar as informações coletadas e preencher o mapa de empatia com base nas informações encontradas. Oriente os alunos a identificar as principais atividades econômicas de cada Capitania e como elas influenciaram a economia da época.

  4. Etapa 4 - Ideação

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um mapa histórico das Capitanias e suas bases econômicas. Eles devem pensar em como representar as informações coletadas de forma criativa e didática.

  5. Etapa 5 - Prototipagem

    Os grupos irão criar o mapa histórico utilizando materiais disponíveis em sala, como papel, lápis de cor, canetas, etc. Oriente os alunos a utilizar diferentes cores e símbolos para representar as informações.

  6. Etapa 6 - Teste

    Os grupos irão apresentar seus mapas históricos para a turma e explicar como representaram as informações coletadas. Estimule a participação dos alunos fazendo perguntas sobre as atividades econômicas de cada Capitania.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre como a metodologia Design Thinking pode ser aplicada em outras disciplinas. Os alunos também podem compartilhar suas opiniões sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise histórica por meio de mapas históricos.
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a atividade.
  • Qualidade do mapa histórico criado pelos grupos.
  • Capacidade de análise e interpretação das informações coletadas pelos alunos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Fornecer fontes de pesquisa para os alunos.
  • Estimular a participação dos alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as Capitanias e suas bases econômicas.
  • Analisar as informações coletadas e preencher o mapa de empatia.
  • Trabalhar em grupo para criar um mapa histórico das Capitanias e suas bases econômicas.