Aula sobre Capitanias Bases Economicas
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Vamos estudar sobre as Capitanias e suas bases econômicas na América portuguesa. As Capitanias foram uma forma de organização territorial adotada pelos portugueses no Brasil colonial. Cada Capitania era administrada por um donatário, que tinha o direito de explorar as riquezas da região e cobrar impostos dos moradores. Vamos entender como funcionava essa organização e como ela influenciou a economia da época. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância das Capitanias na história do Brasil. Os alunos serão convidados a participar e a expor suas ideias sobre o assunto.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá um subtópico para pesquisar e apresentar.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos terão que pesquisar sobre o subtópico que lhes foi atribuído. Eles poderão utilizar livros, internet e outras fontes de pesquisa.Etapa 4 - Debate
Cada grupo terá que apresentar seu subtópico e expor suas ideias. Após todas as apresentações, haverá um debate entre os grupos, no qual eles poderão questionar e complementar as informações apresentadas pelos colegas.Etapa 5 - Criação do template de avaliação por rúbrica
Os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho de cada grupo.Etapa 6 - Apresentação do template de avaliação por rúbrica
Apresente e explique o template de avaliação por rúbrica aos alunos.Etapa 7 - Encerramento
Faça um breve resumo e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade crítica e argumentativa dos alunos.
Critérios de avaliação
- Coerência e clareza na apresentação do subtópico.
- Participação ativa no debate.
- Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
- Capacidade de argumentação e defesa de ideias.
- Colaboração e trabalho em equipe.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância das Capitanias na história do Brasil.
- Dividir os alunos em grupos e atribuir subtópicos para pesquisa.
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de avaliação por rúbrica.
- Mediar o debate entre os grupos.
- Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com o template de avaliação por rúbrica.
Ações do aluno
- Participar ativamente e expor suas ideias sobre o tema.
- Realizar a pesquisa sobre o subtópico atribuído.
- Apresentar o subtópico de forma clara e coerente.
- Participar do debate e questionar as ideias apresentadas pelos colegas.
- Colaborar com o grupo e respeitar as opiniões dos colegas.