Aula sobre Capitanias Bases Economicas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Vamos estudar sobre as Capitanias e suas bases econômicas na América portuguesa. As Capitanias foram uma forma de organização territorial adotada pelos portugueses no Brasil colonial. Cada Capitania era administrada por um donatário, que tinha o direito de explorar as riquezas da região e cobrar impostos dos moradores. Vamos entender como funcionava essa organização e como ela influenciou a economia da época. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância das Capitanias na história do Brasil. Os alunos serão convidados a participar e a expor suas ideias sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá um subtópico para pesquisar e apresentar.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos terão que pesquisar sobre o subtópico que lhes foi atribuído. Eles poderão utilizar livros, internet e outras fontes de pesquisa.

  4. Etapa 4 - Debate

    Cada grupo terá que apresentar seu subtópico e expor suas ideias. Após todas as apresentações, haverá um debate entre os grupos, no qual eles poderão questionar e complementar as informações apresentadas pelos colegas.

  5. Etapa 5 - Criação do template de avaliação por rúbrica

    Os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho de cada grupo.

  6. Etapa 6 - Apresentação do template de avaliação por rúbrica

    Apresente e explique o template de avaliação por rúbrica aos alunos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade crítica e argumentativa dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza na apresentação do subtópico.
  • Participação ativa no debate.
  • Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
  • Capacidade de argumentação e defesa de ideias.
  • Colaboração e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância das Capitanias na história do Brasil.
  • Dividir os alunos em grupos e atribuir subtópicos para pesquisa.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de avaliação por rúbrica.
  • Mediar o debate entre os grupos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com o template de avaliação por rúbrica.

Ações do aluno

  • Participar ativamente e expor suas ideias sobre o tema.
  • Realizar a pesquisa sobre o subtópico atribuído.
  • Apresentar o subtópico de forma clara e coerente.
  • Participar do debate e questionar as ideias apresentadas pelos colegas.
  • Colaborar com o grupo e respeitar as opiniões dos colegas.