Aula sobre Capitanias Bases Economicas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Vamos estudar sobre as Capitanias e suas bases econômicas na América portuguesa. As Capitanias foram uma forma de organização territorial utilizada pelos portugueses no Brasil colonial. Cada Capitania era administrada por um donatário, que tinha o direito de explorar as riquezas da região e cobrar impostos dos moradores. Vamos entender como funcionava essa organização e quais foram as principais atividades econômicas desenvolvidas em cada Capitania. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e todos os grupos irão vivenciar as experiências de cada estação. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize as Capitanias na América portuguesa. Faça uma breve explicação sobre a metodologia Rotação por estações e como ela será aplicada.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Mapa das Capitanias

    Os alunos irão analisar um mapa das Capitanias e identificar as principais atividades econômicas desenvolvidas em cada região. Eles deverão registrar as informações em um caderno ou folha de atividades.

    Estação 2 - Donatários e suas atividades econômicas

    Os alunos irão pesquisar sobre os donatários de cada Capitania e as atividades econômicas que eles desenvolveram. Eles deverão registrar as informações em um caderno ou folha de atividades.

    Estação 3 - Produção de texto

    Os alunos irão produzir um texto sobre as Capitanias e suas bases econômicas. Eles deverão utilizar as informações coletadas nas estações anteriores e apresentar uma conclusão sobre o tema.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Os alunos irão socializar as informações coletadas nas estações e apresentar o texto produzido. Faça a mediação da discussão e faça as considerações finais sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas atividades e a qualidade do texto produzido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de mapas históricos.
  • Estimular a pesquisa e a produção de texto.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades propostas.
  • Qualidade do texto produzido.
  • Coerência e clareza das informações apresentadas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar as Capitanias na América portuguesa.
  • Mediar a discussão e fazer as considerações finais sobre o tema.
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades e a qualidade do texto produzido.

Ações do aluno

  • Analisar um mapa das Capitanias e identificar as principais atividades econômicas desenvolvidas em cada região.
  • Pesquisar sobre os donatários de cada Capitania e as atividades econômicas que eles desenvolveram.
  • Produzir um texto sobre as Capitanias e suas bases econômicas.