Aula sobre Capitanias Bases Economicas
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize as Capitanias na América portuguesa. Faça uma breve explicação sobre a metodologia Rotação por estações e como ela será aplicada.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - Mapa das CapitaniasOs alunos irão analisar um mapa das Capitanias e identificar as principais atividades econômicas desenvolvidas em cada região. Eles deverão registrar as informações em um caderno ou folha de atividades.
Estação 2 - Donatários e suas atividades econômicas
Os alunos irão pesquisar sobre os donatários de cada Capitania e as atividades econômicas que eles desenvolveram. Eles deverão registrar as informações em um caderno ou folha de atividades.
Estação 3 - Produção de texto
Os alunos irão produzir um texto sobre as Capitanias e suas bases econômicas. Eles deverão utilizar as informações coletadas nas estações anteriores e apresentar uma conclusão sobre o tema.
Etapa 3 - Socialização
Os alunos irão socializar as informações coletadas nas estações e apresentar o texto produzido. Faça a mediação da discussão e faça as considerações finais sobre o tema.Etapa 4 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos nas atividades e a qualidade do texto produzido.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise de mapas históricos.
- Estimular a pesquisa e a produção de texto.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação nas atividades propostas.
- Qualidade do texto produzido.
- Coerência e clareza das informações apresentadas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar as Capitanias na América portuguesa.
- Mediar a discussão e fazer as considerações finais sobre o tema.
- Avaliar a participação dos alunos nas atividades e a qualidade do texto produzido.
Ações do aluno
- Analisar um mapa das Capitanias e identificar as principais atividades econômicas desenvolvidas em cada região.
- Pesquisar sobre os donatários de cada Capitania e as atividades econômicas que eles desenvolveram.
- Produzir um texto sobre as Capitanias e suas bases econômicas.